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Turismo é marcado por empreendedorismo e parcerias em 2016

Por Secom - Prefeitura de Maceió 29/12/2016 09h09
Turismo é marcado por empreendedorismo e parcerias em 2016

Mais uma vez a virada do ano em Maceió é marcada por taxas de praticamente 100% de ocupação na hotelaria da cidade que, ao todo, oferece mais de seis mil leitos distribuídos em 104 hotéis. Os números da alta temporada marcam um ano de indicadores positivos para o turismo, graças ao fortalecimento das parcerias entre o setor privado e a gestão pública, segundo o secretário de turismo da cidade, Jair Galvão.

O gestor ressalta que, no primeiro semestre, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou um crescimento de 6% no desembarque. O aquecimento setor turístico tem atraído novos investimentos. “Ao todo, existem 10 hotéis em construção, ampliação ou reforma na cidade, o que vai significar um incremento de 32% na oferta de hospedagens na capital nos próximos três anos”, afirmou Jair.

Um das notícias mais celebradas nesse contexto é o início das obras do Resort do Grupo GJP em Ipioca, o Prodigy Beach Resort, que já teve as suas obras iniciadas e deve ser inaugurado em 2018. Neste ano, Maceió também ganhou um novo hotel na Praia da Pajuçara, o Acqua Suítes, terceiro empreendimento do Grupo Maceió Mar, que já abriu suas portas criando 200 empregos diretos e indiretos.

Estruturação estimula empreendedorismo

Para Galvão, o ambiente de empreendedorismo que se estabelece na cidade é fruto de investimentos na área de estruturação e promoção turística que têm colocado o destino em evidência nacional. “É importante ressaltar um conjunto de entregas que foram realizadas de 2013 até 2016 impactando esse cenário a partir da parceria do turismo com outras secretarias do município, com o Governo do estado, com o Governo Federal e especialmente com o setor privado, que deve ser um grande balizador das nossas ações, se considerada a essência privada do turismo”, explicou.

O gestor ressaltou que a principal estratégia de promoção turística é o investimento em estruturação e qualificação turística. “Muitos destinos que têm os melhores desempenhos de fluxo turístico primeiro investiram em qualidade de estrutura e serviços para despertar o desejo espontâneo no público. É nessa linha que acreditamos”, esclarece o secretário.

Entre os destaques de investimento Jair ressalta a inauguração das três primeiras estações elevatórias para a drenagem e afastamento das línguas sujas da Pajuçara até a Jatiúca. A obra, realizada em parceria com a empresa Braskem, tem como foco garantir a balneabilidade da orla principal. Até 2017 serão mais cinco estações instaladas.

Jair também chama a atenção para a implementação dos nove pontos de wi-fi na orla por meio da parceria com a Operadora Vivo Celulares, que estimula a divulgação do destino com o compartilhamento de fotos de praias de Maceió.

A ação faz parte do projeto “Praia Viva”, que também possibilitou a instalação dos coletores seletivos na faixa de areia facilitando o trabalho dos ambulantes e propiciando um maior padrão de limpeza da orla. A iniciativa contempla as praias até o Litoral Norte que, em 2016, ganhou praticamente uma nova orla com as obras da via litorânea focada na urbanização das praias de Cruz das Almas até Jacarecica. “Ao todo, já temos 15 novos estabelecimentos turísticos na face norte da cidade e precisamos incentivar esses investimentos através de obras de estruturação”, afirmou.

Além da qualificação do destino, a capital alagoana tem focado relação com o público final com um programa de marketing digital focado nas páginas do Facebook, Youtube e Instagram. Em 2016, essas plataformas foram essenciais para a promoção de dois novos vídeos do destino “Maceió, sua cidade resort” e “5 experiências exclusivas em Maceió”, que juntos tiveram cerca de 300 mil visualizações. A proposta do primeiro é valorizar as qualidades naturais e estruturais da orla e do segundo, ressaltar a diversidade de experiências turísticas que o destino pode oferecer especialmente no segmento de aventura.

A secretária adjunta de turismo Jannyne Barbosa também destaca o investimento em relacionamento com a mídia nacional para estimular a divulgação do destino em veículos nacionais através de press trips (viagem para a impresa), apoio local para produções e disponibilização de conteúdo de qualidade de diferentes segmentos: sol e mar, gastronomia, aventura e cultura. Só no mês de dezembro Maceió recebeu 26 jornalistas especializados de turismo para produção de reportagens para veículos de reconhecimento nacional como o canal SBT, os jornais Folha de S. Paulo e o O Globo, as revista Viaje Mais e Top Destinos, além de plataformas digitais que estão entre as mais expressivas do país com a Destinos Imperdíveis e páginas internacionais de grande alcance, como a argentina Intriper.

Perspectivas

Para 2017, Jair afirma que uma grande aposta é no ordenamento da orla através da qualificação dos serviços prestados pelos ambulantes e da padronização do mobiliário disponibilizado nas praias. O gestor também diversificação da oferta turística a partir dos estudos realizados em 2016. “Os estudos e pesquisas focados em diagnósticos da oferta e ambiente para o turismo de negócios foram um diferencial da gestão Rui Palmeira e com certeza eles vão direcionar as políticas públicas a partir de estratégias mais acertadas que vão pautar o desenvolvimento econômico do destino”, concluiu o secretário.