Geral
AL é o quarto estado do país com mais membros do PCC
Estado tem 970 membros, perdendo no Nordeste apenas para o Ceará
Um levantamento feito pelo Ministério Público do Estado de São Paulo aponta que Alagoas é o quarto estado do país com o maior número de detentos ligados a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). No Nordeste, o estado só perde para o Ceará.
O levantamento do Centro de Segurança Institucional e Inteligência do MP-SP é uma estimativa e não conta apenas os dados de detidos. Membros que estão em liberdade fazem parte da totalidade. Além do que, contabilizar números de uma organização criminosa carece de dados realmente ‘oficiais’.
O Rio Grande do Norte, estado marcado pelas rebeliões na penitenciária de Alcaçuz, é o terceiro do Nordeste, logo atrás do Ceará e Alagoas, com 446 integrantes.
Segundo autoridades, o motim é motivado por disputas entre o PCC e o Sindicato do Crime do RN, uma facção local. "Estão as duas facções de frente, uma para a outra, tentando se enfrentar ", descreveu o vice-diretor da Penitenciária Alcaçuz, Jocélio Barbosa, ainda durante os confrontos desta semana.