Geral
Operação transfere 251 reeducandos do Baldomero para presídio não inaugurado
Na manhã desta sexta-feira (20), uma operação envolvendo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Grupo de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit/COP) realizou a transferências de 251 reeducandos que estavam no módulo 2 do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira para a Penitenciária de Segurança Máxima que ainda não foi inaugurada, em medida preventiva e em caráter excepcional. A localização da nova unidade fica no sistema prisional, entre o próprio Baldomero e o Cyridião Durval.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Kleyton Anderson, a Polícia Militar ficará responsável provisoriamente em realizar a guarda dentro da unidade. Kleyton também relatou que os detentos transferidos fazem parte do Primeiro Comando da Capital (PCC), a principal facção criminosa inserida no sistema prisional alagoano.
Segundo a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), A unidade está sendo será operacionalizada por policiais do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd) da Polícia Militar de Alagoas e chefiada pelo agente penitenciário Alexsandro Luz por um período de 60 dias, até que o processo de cogestão seja concluído.
Equipes do Grupamento Aéreo e Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos também garantem a segurança no entorno da PSM.