Geral

Juceal e CGU se reúnem para cooperação técnica pelo combate a falsificações

Por Assessoria 20/01/2017 15h03
Juceal e CGU se reúnem para cooperação técnica pelo combate a falsificações

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu, nesta sexta-feira (20), o superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Alagoas, José William Gomes da Silva, para encontro sobre renovação do acordo de cooperação técnica, que visa ceder acesso a informações empresariais para auxílio na prevenção e no combate à falsificação.

Representando a Controladoria-Geral da União (CGU), o superintendente apresentou a proposta de renovação do convênio com alterações, sobretudo, na ampliação do prazo, uma vez que não há gasto de recurso público no acesso ao banco de dados da Juceal. O superintendente ainda destacou o auxílio das informações registradas nas operações.

“Esses dados têm nos ajudado muito no combate e na prevenção da falsificação. Com base nas informações da Junta Comercial, por exemplo, verificamos em nossas investigações, nas inspeções em loco, empresas que sequer tinham local fixo”, pontuou.

O acesso ao banco de dados é feito através do sistema Ambiente Conveniadas, onde órgãos das esferas municipal, estadual e federal podem consultar as informações empresariais registradas de forma online, dispensando o uso de ofícios e garantindo menor gasto de tempo e maior eficiência das ações.

Na reunião, o presidente do órgão alagoano de registro, Carlos Araújo, ressaltou o estreitamento da relação entre a Juceal e CGU, reforçando a modernização no auxílio das fiscalizações, visto que existe uma desburocratização na abertura de negócios no estado.

Ainda no encontro, o presidente garantiu o controle do banco de dados, funcionando como cadastro único para órgãos de administração tributária e licenciamento, além da integração juntamente às prefeituras: “Nenhuma empresa é aberta na Junta Comercial sem que antes seja feita uma consulta de viabilidade, que deve ser aprovada pelo município.”

A proposta de renovação foi encaminhada para o setor jurídico-administrativo do órgão alagoano de registro. A reunião desta sexta aconteceu na sede da Junta Comercial, situada no bairro Pinheiro, em Maceió, e contou ainda com a presença da gerente administrativa da Juceal, Elyza Crozzatti.