Geral
Educação já recebeu mais de 18 mil solicitações de certificado para o Enem
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já recebeu solicitação de certificado de mais de 18 mil pessoas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e mesmo quem não declarou esta intenção quando se inscreveu pode requerer o ?documento, desde que tenha atingido a pontuação necessária.
Desde o último dia 23, a Seduc recebe a solicitação de emissão do certificado dos candidatos que alcançaram a pontuação exigida. Além de ser um passaporte direto para o ingresso para a universidade, o Enem tem ajudado muitos jovens e adultos na busca pela certificação de conclusão do Ensino Médio.
Para pedir a certificação no Enem é preciso atender a alguns critérios: ter 18 anos completos até o dia 5 de novembro (data do primeiro dia de provas do Enem) e ter atingido a pontuação mínima de 500 pontos na Redação e 450 pontos em cada uma das quatro áreas do exame - Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Pontuações obtidas no Enem a partir de 2012 também são válidas.
Atendimento
O atendimento para a emissão do certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Enem acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h na sala 13 da Supervisão de Orientação e Inspeção Escolar da Seduc, na Escola Estadual José da Silva Correia Titara, no Cepa, em Maceió. Para quem mora no interior, o procedimento pode ser realizado na Gerência Regional de Educação (Gere) mais próxima.
De acordo com a inspetora da Seduc Joseane Freitas, os certificados são emitidos em até 45 dias após a solicitação. “A demanda tem sido grande neste primeiro momento, gerada principalmente pela abertura do Sisu [Sistema de Seleção Unificada] e outros vestibulares. Até o momento, quase 300 pessoas já fizeram a solicitação, mas não existe prazo para requerer”, explicou.
Oportunidade
Este critério do Enem para certificação, reconhecido pelo Ministério da Educação e validado pelas Portarias INEP nº 179, de 28 de abril de 2014, e Seduc/AL nº 025, de 23 de janeiro de 2017, tem representado excelente oportunidade para estudantes e também para quem estava fora da sala de aula há mais tempo. É o caso de Genilson Firmino Noia, de 45 anos, morador da cidade de São Miguel dos Campos, que tentou três vezes o Exame.
“Há mais de dez anos não frequento a escola desde quando concluí a 8ª série [do Ensino Fundamental]. Sempre tive vontade de voltar a estudar, mas não tinha tempo. Estou muito feliz e agora sei que tenho tempo”, declara Genilson, que pretende agora fazer um curso técnico.
Tempo também é o fator determinante para os jovens estudantes buscarem esta alternativa. Paulo Márcio Tenório de Cerqueira, Joice Alves Gaia e Maria Eduarda Jaques, todos alunos de cursos técnicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), requereram o certificado pelo desempenho no Enem. “O curso ainda está em andamento e, para não perder o prazo da matrícula da Universidade, estou fazendo este requerimento”, justifica Joice, que, no momento, está concluindo o curso técnico em Edificações.