Geral

Em livro, médico compara indústria farmacêutica ao crime organizado

Por Folha de S. Paulo 26/01/2017 07h07
Em livro, médico compara indústria farmacêutica ao crime organizado

O médico dinamarquês Peter C. Gotzsche critica as atitudes da indústria farmacêutica no livro "Medicamentos Mortais e Crime Organizado", lançado pela Bookman Editora.

 

O autor expõe em detalhes os desvios desta indústria em todo o mundo e traça um panorama sobre como ela vem corrompendo a área da saúde.

 

Na obra ele destaca as estratégias obscuras adotadas para impulsionar a venda agressiva de medicamentos e revela dados que comprovam uma falha geral no sistema ligado à corrupção e à regulação ineficaz de medicamentos.

 

Ocultação de provas, manipulação de preços além de utilizar ensaios clínicos para destacar os benefícios e minimizar os danos dos medicamentos são algumas dessas práticas apresentadas e criticadas na obra.

 

Ele também aponta soluções, como a independência dos agentes reguladores, o incentivo de avaliações dos medicamentos por organizações do setor público, além de promover a gestão dos conflitos de interesse, expondo os vínculos financeiros entre empresas do setor, médicos, associações e pacientes.

 

O autor chama atenção para o excesso de dependência de drogas, nos dia atuais ao mesmo tempo em que sobram alternativas para driblar problemas de saúde, como mudanças na dietas, no estilo de vida e adoção de exercícios físicos.

 

Gotzsche também reconhece grandes êxitos da ciência para tratar infecções, alguns tipos de câncer, doenças cardíacas e deficiências como o diabetes.

 

MEDICAMENTOS MORTAIS E CRIME ORGANIZADO
Autor: Peter C. Gotzsche
Editora: Bookman
Quanto: R$ 65,90 (preço promocional*)
*Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.