Geral
Criar e Recrear ressalta a importância do Xadrez no desenvolvimento infantil
O xadrez é um jogo de tabuleiro conhecido como esporte dos intelectuais por exercitar o órgão mais importante do corpo humano, o cérebro. Jogar xadrez ajuda a desenvolver melhor as habilidades cerebrais e acelera a concentração e autoconfiança. Esse é apenas alguns dos motivos pela qual a escola Criar e Recrear estimula a prática do esporte entre as crianças.
Além de ser um ótimo instrumento de aprendizagem, ajuda os aprendizes a aperfeiçoar o raciocínio lógico e matemático. A prática enxadrista é muito comum principalmente entre crianças e idosos. Por se tratar de um jogo de estratégia, matemática e raciocínio – estimulando as atividades dos dois lados cerebrais -, o xadrez também é um grande aliado na prevenção do Alzheimer. “Tenho casos que crianças com TDA e TDH que melhoraram, alguns alunos autistas também se dão muito bem no Xadrez.”, afirma Stanley Lessa, professor de Xadrez da Criar.
Para a criança, outros motivos importantíssimos para a prática desse esporte é o estímulo da criatividade, liberando originalidade – uma vez que exercita a parte direita do cérebro, responsável pela parte de criação – e melhora a capacidade da criança em lidar e resolver problemas.
A partida de xadrez exige pensamento lógico rápido, a fim de solucionar problemas, elaborando estratégias, ensina a melhorar o planejamento, além de aumentar a habilidade de leitura, a disciplina, a responsabilidade na tomada de decisões e aperfeiçoar a capacidade de memorizar, ajudando, desse modo, no desenvolvimento escolar da criança. “Beneficia nos estudos escolares em todas as disciplinas”, afirma Stanley.
Outros benefícios que o Xadrez ajuda a desenvolver nas crianças é o respeito mútuo, espírito de competitividade, paciência, tolerância, lidar da melhor maneira com o sentimento de vitória e derrota, respeitando seu adversário acima de tudo.