Geral
Eterno Pinto conquista a avenida e ganha o coração dos foliões
Tradicional prévia carnavalesca homenageou o bloco Pinto da Madrugada
Uma multidão invadiu as orlas de Pajuçara e Ponta Verde, na manhã deste sábado (18). Milhares de foliões foram para avenida para festejar as prévias carnavalescas, em Maceió. O Governo do Estado promoveu o Carnaval do Bicentenário, revelando um povo criativo e cheio de disposição para comemorar os 200 anos de emancipação política de Alagoas ao som de muito frevo.
“Alagoas é famosa por suas belezas naturais e também por suas festas, como carnaval, São João e Reveillon. O Governo de Alagoas não podia deixar de, mais uma vez, apoiar a realização das tradicionais prévias que lotam nossa capital de muita alegria”, disse a secretária de estado da cultura Mellina Freitas.
A homenagem faz parte do “Carnaval do Bicentenário”, que juntamente com outras atrações, celebra os 200 anos da Emancipação Política do Estado durante as prévias de Maceió.
A orquestra oficial do bloco, o carro abre-alas e dois polos fixos de frevo, davam as boas vindas aos foliões. Idosos com camisas que homenageavam ao Pinto, um Rei Momo, e pessoas com muitas fantasias criativas, chegaram cedo para prestigiar o tributo.
A festa começou com o ritmo contagiante da orquestra de Frevo que comandou o abre alas “Eterno Pinto”, carro alegórico que homenageou o famoso bloco Pinto da Madrugada. A agremiação não desfilou este ano por decisão da diretoria, que alegou motivos pessoais. “Esta é uma justa homenagem ao bloco que há mais de 15 anos agita as prévias em Maceió. O Governo realiza uma grande festa nos mesmos moldes que a agremiação apresentava, com dezenas orquestras de frevo e muita animação”, destacou Mellina Freitas.
Roberto Dorian, do Casolão do Pinto, o frequenta desde o seu lançamento e explica a importância do tributo para história alagoana.
“Para mim, o Pinto é a festa mais importante que Alagoas proporciona para população. Claro, não deveria, e, não está passando em branco. A iniciativa do “Eterno Pinto” foi um ganho para história de estado, que ficaria maculada. É preciso aplaudir a está iniciativa”, declarou o folião.
Neste sábado também ganham as ruas os blocos Amigos do Rei, Samba de Nêgo, Pecinhas de Maceió, Turma da Rolinha, Sururu na Lama, Adultos na Folia e Crianças na Folia. E o Carnaval do Bicentenário também está presente no Salvador Lyra, Benedito Bentes, Jacintinho, Ponta Grossa e Pajuçara. Assim como outros municípios, como Delmiro Gouveia, Penedo, Coruripe e Paripueira.
As prévias da festa de momo mais esperada pelos foliões alagoanos já foram iniciadas pela Liga Carnavalesca de Maceió, desde o último dia 22 de janeiro. Ao todo, são 12 dias de festa e desfiles por toda Maceió. Para Mellina Freitas, o período movimenta diversos segmentos. “Ao longo dos anos, o Governo de Alagoas sempre acolheu as prévias carnavalescas bem como o desfile das escolas de samba que acontecem em Maceió. O Estado está assegurando os investimentos a estes grupos por meio de edital por entender que os festejos movimento diversos setores da economia local”, afirma a secretária.
Neste domingo (19), a partir das 8h, o bloco Vulcão dá continuidade à festa. E durante os dias de carnaval também serão realizados eventos festivos. No sábado (25), o bloco Filhinhos da Mamãe desfila na orla de Pajuçara. As escolas de samba também animam a noite do sábado de Zé Pereira, na Rua Fechada. No domingo (26), o bloco Nêga Fulô anima a orla de Ponta Verde e, na terça-feira (28), blocos afros agitam a avenida marítima.