Geral
Roubo de fios causa prejuízos ao contribuinte maceioense
Equipes da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (SIMA) na segunda-feira (20), fizeram reparos nos danos causados pelo furto de cabos e fios na Praça Gogó da Ema, no bairro da Ponta Verde, e na Avenida Márcio Canuto, no Barro Duro.
Entre a sexta-feira (17) e esta segunda, a ação de vândalos afetou a iluminação nos dois bairros, causando um prejuízo para a prefeitura, como informou o superintendente da Sima, Frederico Lins. “Quando acontece esse tipo de roubo, não é só substituir por novos fios. As lâmpadas ficam queimadas com a sobrecarga, assim como os reatores e parte do sistema que alimenta as luminárias. Somente depois de uma avaliação é que acabamos sabendo o total do custo para o poder municipal”.
Este ano, foram registrados oito furtos de cabos e fios em várias partes de Maceió. No total de registros contabilizados pela superintendência, foram 36 casos não especificados, que compreendem desde roubo a atos de vandalismo. “É difícil controlar esses furtos, nós pedimos que a população nos avise, sempre, ao perceber que estão roubando a fiação. Esse tipo de ação custa caro ao contribuinte e é importante que o cidadão denuncie esse crime”, disse o superintendente.
Somente na Avenida Márcio Canuto, cujo furto prejudicou a iluminação de todo um lado da via, está sendo resolvido pelas equipes da Sima. Assim como o serviço na praça Gogó da Ema. Ao todo, o total de danos foi contabilizado em R$ 6.600,00.
Frederico Lins reitera à população maceioense que use os canais disponibilizados pela Sima para denunciar a falta de iluminação na capital alagoana, como o Disque Luz (0800 031 9055), o site da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br/disqueluz) ou o aplicativo Cidade Iluminada (disponível no Google Play e na Apple Store). “com a ajuda do cidadão, conseguiremos combater esse crime”.