Geral
Asplana e AMA firmam parceria para socorrer zona canavieira de AL
O presidente da Asplana, Edgar Filho, recebeu do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, a garantia de que a entidade atuará como interlocutora dos fornecedores de cana junto aos governos federal e estadual na execução de políticas públicas de socorro a cultura da cana.
Semana passada, em Brasília, a Asplana assegurou o apoio de deputados federais e senadores da bancada alagoana no sentido de que seja editado um novo programa de subvenção da cana para produtores do Nordeste, além da abertura de crédito com juros diferenciados.
A reunião, realizada na sede da AMA, em Maceió, contou com a presença do prefeito de Messias, Jarbas Omena, além de demais representantes da diretoria da entidade de classe que representa mais de sete mil fornecedores de cana do Estado.
“No próximo dia 06 de março vamos nos reunir com todos os prefeitos da região canavieira para traçar um documento, alertando sobre a crise e apontando soluções a exemplo da subvenção, que será encaminhado ao governador Renan Filho e ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que participará de uma reunião na Associação no dia 13 de março”, informou Edgar Filho.
De acordo com o presidente da Asplana, em Alagoas, 77 municípios decretaram estado de calamidade pública por conta da seca. “Vamos marcar uma audiência com o governador e também vamos visitar os municípios castigados pela estiagem. Nossa meta é engrossar a nossa marcha com prefeitos, deputados e senadores pelo conquista de uma nova subvenção da cana”, reforçou.
Segundo dados da AMA, além da seca, os 54 municípios que integram a região canavieira de Alagoas enfrentam problemas sociais preocupantes provocados pela crise no setor sucronergético, a exemplo do desemprego e da violência.
“São trabalhadores que têm no salário mínimo a renda para sobrevivência da família. Se os plantadores não têm como manter esses empregos por causa da crise, temos que nos dar as mãos para vencer o dragão”, afirmou o presidente da AMA.