Geral

Confira a programação do serviço de poda nos bairros

Ação de rotina que atende às solicitações da população

Por Ascom Semds 02/03/2017 07h07
Confira a programação do serviço de poda nos bairros

O serviço de poda e supressão de árvores é uma ação de rotina que atende às solicitações da população, além das demandas registradas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds). Seguindo a programação para esta semana, as equipes do órgão estão nesta quinta-feira (02) em três locais da capital.

O serviço acontece na Rua Sargento Aldo Almeida, no bairro do Pinheiro, na Rua Adauto Pereira, no bairro do Farol, e na Praça do Rex, em Pajuçara. Conforme prevê a programação, a ação nestas localidades é concluída ainda hoje e novas regiões serão contempladas nesta sexta-feira (03) seguindo um novo cronograma.

De acordo com o que explica o titular da Semds, Gustavo Acioli, o serviço pode ser solicitado pelos maceioenses por meio da abertura de um processo no órgão. A solicitação é feita por escrito em um documento disponibilizado na página da Prefeitura de Maceió com as seguintes informações: o motivo para a execução, o local onde será feito, contato do solicitante e se a árvore fica em área pública ou privada. O documento deve estar assinado pelo solicitante, constando a data da solicitação, devendo ser entregue no Plantão Fiscal da Secretaria.

“Diariamente as nossas equipes estão nas ruas da cidade executando ações importantes, como é o caso da poda. Este serviço em áreas públicas é gratuito e é realizado após uma avaliação técnica. Já nas áreas privadas, a ação somente é feita após o pagamento de uma taxa de R$ 108,28 que custeia a avaliação realizada pelos agrônomos do órgão, profissionais responsável pela emissão da autorização que permite a execução do serviço”, explicou o secretário.

Ainda sobre o trâmite para a solicitação, Gustavo Acioli explica que, ao entregar o formulário, o cidadão que deseja realizar a poda ou supressão em áreas privadas em pode se dirigir a qualquer agência bancária de sua preferência e, após o pagamento, retornar à Semds para protocolar o serviço. Depois da análise do local, os agrônomos informam ao requerente se o serviço será feito conforme solicitado ou indicam outra forma de solucionar o problema, como a poda emergencial, poda de equilíbrio ou poda de sustentação.