Geral
Precinho de estudante: quem pode comprar passagem aérea com desconto?
Muitas são as dúvidas na hora de se comprar uma passagem, especialmente quando se trata de saber quem possui direito a descontos nessas circunstâncias. Com um pouco de informação e pesquisa, é possível, por exemplo, que estudantes consigam uma passagem aérea com desconto, além de outros benefícios.
TENHO DIREITO A PASSAGEM AÉREA COM DESCONTO?
Há algumas regras especiais, não só para estudantes, como para crianças e idosos, na hora de garantir o seu bilhete. Saiba mais:
PASSAGEM ÁREA COM DESCONTO PARA CRIANÇAS
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as companhias aéreas podem cobrar passagens de bebês de até dois anos de idade que viajam no colo, desde que o valor não ultrapasse 10% do valor pago pelo adulto.
Para casos de crianças de 2 a 11 anos, as companhias costumam oferecer passagem aérea com desconto que pode chegar a até 50% sobre o valor pago pelo adulto.
PASSAGEM ÁREA COM DESCONTO PARA ESTUDANTES
Quem pretende fazer intercâmbio e se matriculou em um curso no exterior leva algumas vantagens na hora da compra da passagem.
Várias companhias oferecem benefícios para estudantes que comprovem a matrícula, como passagem aérea com desconto, paradas gratuitas em destinos de conexão e flexibilidade na hora da alteração de datas. Tudo isso sem custo adicional.
Normalmente, a compra deve ser feita pelo telefone e o estudante precisa enviar alguns documentos, comprovando que vai mesmo para o país em questão. Uma grande vantagem é que o prazo entre a ida e a volta pode ser estendido em até um ano.
As exigências para conquistar esses benefícios são que o estudante deve ter entre 12 e 34 anos e estar matriculado em algum curso no exterior que tenha duração mínima de duas semanas.
Para comprar a passagem aérea com desconto, o estudante pode procurar agências de intercâmbio, que podem ajudar nesse processo mesmo se o curso não tiver sido comprado nessas empresas.
PASSAGEM ÁREA COM DESCONTO PARA IDOSOS
O Estatuto do Idoso garante viagens gratuitas ou com descontos de 50% em viagens de transporte coletivo interestadual. No entanto, o mesmo não vale ainda para viagens aéreas nem permite passagem aérea com desconto.
A boa notícia é que existe um projeto de lei, do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que propõe que as companhias aéreas reservem nas aeronaves duas poltronas gratuitas para idosos com renda de até dois salários mínimos.
O projeto 482/2011 foi aprovado em março de 2016 pela Comissão de Infraestrutura (CI) e deve passar por votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa (CDH).