Geral

Programa abre inscrições para bolsas de estudo no Canadá no valor de 7.200 dólares

Por Assessoria 06/03/2017 08h08
Programa abre inscrições para bolsas de estudo no Canadá no valor de 7.200 dólares

O Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program, em inglês / PFLA - Programme des futurs leaders dans les Amériques, em francês) está com inscrições abertas. As bolsas são oferecidas a estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá. Os interessados têm até o dia 25 de abril para se inscrever, e a candidatura deve ser apresentada pela instituição canadense em nome do estudante.

Para concorrer a uma das bolsas da edição 2017-2018, é preciso estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil. Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense. No caso de mestrado ou doutorado, não havendo um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadenses e brasileiras.

Durante a permanência no Canadá, os bolsistas devem manter o vínculo com seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas consistem em $7.200 dólares canadenses por quatro meses e $9.700 dólares canadenses por cinco a seis meses. Os valores acima são administrados pelas instituições canadenses anfitriãs e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores), além de despesas com moradia e subsistência.

Os alunos de graduação e pós-graduação poderão iniciar seus estudos no Canadá entre 1º de junho de 2017 e 1º de fevereiro de 2018.

A prioridade é contemplar bolsistas que tenham como tema de estudo disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico.

Segundo o Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, o Canadá reconhece que o intercâmbio é muito mais que uma experiência acadêmica. É uma experiência de vida que se refletirá em inúmeras outras áreas, como nos negócios, nos investimentos, na arte e na cultura.

“Todos os brasileiros que participaram do ELAP são verdadeiros embaixadores do Canadá no Brasil. São eles que criarão os elos importantes e duradouros para unir as duas nações e formar a base para uma ampla cooperação.”, afirma o Embaixador.