Geral
Em audiência no TRT/AL, sindicatos acordam reajuste de 10% para professores
Sindicatos também fecharam o acréscimo salarial de 5% referente a 2017/2018
Em audiência de conciliação e instrução de dissídio coletivo realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) na manhã de segunda-feira (13), os sindicatos dos professores de Alagoas (Sinpro) e dos estabelecimentos de ensino no Estado (Sinepe) firmaram acordo em torno das cláusulas do reajuste salarial da categoria. Na ocasião, os representantes sindicais procederam aos ajustes referentes aos anos de 2016 e 2017.
Pelos termos conciliados, as escolas concederão reajuste de 10% com data base em março de 2016, sem efeito retroativo. Também foi acordado previamente o reajuste de 5% para o período de 2017/2018, com validade a partir de 1º de março deste ano.
O pagamento será efetuado em conta corrente, com prazo de 90 dias para implantação contado da data da homologação do acordo. Também foi decidido que a unificação do recesso escolar sem atividades ocorrerá entre os dias 22 e 29 de junho e, de 30.06 a 06.07, o recesso será destinado ao planejamento pedagógico. As cláusulas sociais da convenção coletiva anterior serão mantidas.
A audiência foi conduzida pelo presidente do TRT/AL, desembargador Pedro Inácio da Silva, e acompanhada pela representante do Ministério Público do Trabalho da 19ª Região, procuradora Rosemeire Lopes de Lobo Ferreira. O desembargador Pedro Inácio concedeu prazo de 10 dias para que as partes juntem a minuta que contempla todas as cláusulas acordadas.