Geral
População do Vergel do Lago recebe ações socioassistenciais pela Semas
A Semas estará nesta quinta e sexta-feiras (16 e 17) com ações itinerantes
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estará nesta quinta e sexta-feiras (16 e 17) com ações itinerantes no bairro do Vergel do Lago. Os atendimentos acontecem em parceria com a Defensoria Pública Estadual. A Semas estará participando com a oferta de serviços socioassistenciais para os moradores do Conjunto Joaquim Leão, no bairro Vergel do Lago.
A ação, chamada Defensoria na Comunidade, vai acontecer das 8h às 14h, no Instituto Servir, que fica na Quadra Q-1, número 225-F, por trás da igreja Virgem dos Pobres.
A diretora de Proteção Social Básica da Semas, Carla Moura de Barros, explica que os moradores vão receber orientações sobre os benefícios socioassistenciais, tais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido pela população como Loas, e a Carteira do Idoso, seja a intermunicipal ou a Interestadual. Além disso, haverá atendimento de inserção e atualização do Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) e Programa Bolsa Família.
“Para a concessão do BPC e Carteira do Idoso é necessário que o usuário esteja inserido no Cadastro Único e tenha o Número de Identificação Social (NIS). Apenas com esses dados é que é possível orientar e encaminhar o cidadão para o agendamento no INSS, no caso específico do BPC. Se a pessoa não tiver o NIS, já pode no local fazer o cadastro do CadÚnico”, esclarece a diretora.
CadÚnico e Bolsa Família
A população que comparecer à sede do Instituto Servir para se inscrever ou atualizar as informações do Cadastro Único precisa apresentar original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contra-cheque (principalmente, sendo servidor público), certidão de casamento ou divórcio, certidão de óbito (do integrante falecido) dos integrantes adultos da família; certidão de nascimento, cartão de vacina (0 a 7 anos), declaração da escola (6 a 17 anos) e a declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda para os responsáveis dos menores, caso o pai ou mãe não integrem a família.