Geral

Mãos que fazem arte: médica de bonecas celebra vitórias diárias

Atualmente, seu grupo e outros artesãos estão comercializando seus produtos na feira da Economia Solidária

Por André Miranda (estagiário) com Ascom Semtabes 18/03/2017 19h07
Mãos que fazem arte: médica de bonecas celebra vitórias diárias
Foto: [Foto: Pei Fon/ Secom Maceió] Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“Todos os dias o artesão vence um obstáculo para sobreviver”, comenta dona Josefa Morais Valeriano, que há 10 anos, produz arte com as mãos. Ela é integrante do Grupo Criativas, vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Ainda criança, dona Josefa adquiriu o primeiro contato com o artesanato, através da mãe, que fazia de tudo um pouco, desde costura até bonecas de pano. “Minha mãe foi me instruindo e fui aprendendo. Na verdade, até hoje continuo aprendendo”, afirma.

Recentemente, ela foi diagnosticada com câncer de mama, mas a doença não abalou a estrutura emocional da artesã, que continua produzindo e reformando bonecas que são encontradas nas ruas para doar às crianças carentes. “As pessoas encontram bonecas nas ruas e deixam comigo para que eu possa reciclar”, explica ela.

Segundo ela, ser diagnosticada com câncer não foi motivo para ficar em casa se lamentando. A artesã afirma que o apoio dos colegas de profissão e principalmente da família, é fundamental. “Não devemos desanimar. Temos que pensar sempre positivo. Ficar em casa chorando não vai resolver. Sem dúvidas, o artesanato está sendo o meu remédio e, claro, Deus acima de tudo”, comenta Josefa.

Para o mês de maio, dona Josefa planeja fazer doação de turbantes para pessoas que estão fazendo quimioterapia.

Atualmente, seu grupo e outros artesãos estão comercializando seus produtos na feira da Economia Solidária instalada na Praça Lyons, no bairro da Pajuçara. Uma diversidade de produtos e histórias se encontra no local.