Geral

Prefeitura reforça agenda de obras públicas em Maceió

Por Ascom Seminfra 22/03/2017 13h01
Prefeitura reforça agenda de obras públicas em Maceió

O serviço de fresagem na Avenida Fernandes Lima está em execução, com a remoção do asfalto velho e colocando um novo pavimento em uma das avenidas mais movimentadas da capital. Nesta quarta-feira (22), o gestor da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), Ib Brêda, falou sobre essa obra e outros projetos de infraestrutura urbana durante entrevista ao programa Pajuçara na Hora.

“A ação da retirada do asfalto começou no trecho da Casa Vieira e segue descendo no sentido Tabuleiro/Centro. Ontem estivemos lá trabalhando e já estamos chegando próximo à Rua Miguel Palmeira, pouco antes do elevado do Cepa. Depois iniciaremos o lado voltando para o Tabuleiro. Além disso, já identificamos outras áreas, a exemplo da Pedro Paulino, próximo ao ponto do ônibus  da ladeira da rodoviária antiga, onde há uma ondulação antiga e também será feito, evitando acidentes por parte dos motociclistas”, ressaltou o secretário.

Segundo Ib Brêda, os benefícios do trabalho de fresagem também são levados para outra região, pois o asfalto retirado – em vez de ser jogado no lixo – é reutilizado em outra via. A Rua dos Guaranis, na Serraria, teve 100% da sua base asfáltica executada com material reaproveitado. “A reutilização do material deixa a obra mais barata e dá outra condição para uma região que também necessitada de asfalto. No caso da Serraria, fizemos um retorno de quadra que melhora o trânsito e vem funcionando como válvula de escape”, informou.

Retorno Bomba do Gonzaga e obras de pavimentação

Outra obra que vai ser realizada, com a finalidade de melhorar o trânsito é a implantação de um retorno de quadra na Avenida Durval de Goés Monteiro, na região da Bomba do Gonzaga. “A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial já está trabalhando no projeto. Fizemos uma visita ao local na semana passada e faltam poucos detalhes para que seja repassado para a Seminfra e possamos executar a obra. Isto está bem perto de acontecer. Essa é uma obra importante porque é o maior gargalo naquele trânsito do Tabuleiro”, frisou.

Durante a entrevista, o secretário também informou que a Seminfra está dando prioridade às obras iniciadas no ano passado para serem entregues à população. “Há uma prioridade nas ruas que foram iniciadas no fim do ano passado, para não perder o investimento já realizado, uma vez que o trânsito continua passando nos locais”. Entre as ruas que a Seminfra está atuando, estão a via de acesso ao Povoado Saúde, na Pescaria;  Rua Tobias Barreto, em Bebedouro e a Rua Rio Grande do Sul, no Ouro Preto.

Ecovia e Vale do Reginaldo

Finalizando sua participação no Programa Pajuçara Manhã, o secretário também falou sobre duas grandes obras esperadas pelo maceioense, a Ecovia Norte e o Vale do Reginaldo. “Desde o inicio de janeiro, estamos dando um tratamento diferenciado para a Ecovia Norte, que é uma obra importantíssima para Maceió. Atualmente existem algumas diferenças nas planilhas da Caixa Econômica Federal. Estamos fazendo diversas reuniões com a Caixa e a empresa contratada para poder chegar a um denominador comum com relação a essa mudança de planilha, pois é uma obra licitada em 2009 e precisa ter uma atualização. Estamos focados nisso para a obra avançar”.

Sobre a Reurbanização do Vale do Reginaldo, Ib Brêda explicou que também é necessário atualizar as planilhas da Caixa, mas existe uma previsão mais otimista para o reinício das obras. Para a semana que vem, está agendada uma reunião com a secretária estadual de Infraestrutura, Aparecida Machado, responsável pela execução da obra de Habitação e desapropriações no local. “Vamos sentar para uma reunião que vai afinar a questão da desapropriação por conta do Estado, já que um trabalho depende do outro. Queremos entregar não só a questão do esgotamento sanitário, mas também toda a parte de infraestrutura, com pista de asfalto naquele primeiro e no segundo conjunto residencial”, explicou.