Geral
Plataforma com serviços oferecidos pelo Governo do Estado facilita a vida dos alagoanos
O Guia de Serviços do Estado foi idealizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão e Patrimonio (Seplag) para facilitar o acesso a informações sobre os serviços de Governo mais utilizados pela população. Ele funciona como um catálogo de consulta, que possui dados como taxas, documentos necessários, modelo de prestação (on-line ou presencial) e endereços dos órgãos responsáveis pelos serviços.
“A plataforma contribui com os três pilares do governo Renan Filho. Além de contribuir com a maior disponibilidade de informações atualizadas sobre os serviços oferecidos pelo Governo, o Guia ainda faz com que o cidadão consiga ter maior clareza sobre como os serviços governamentais são ofertados”, explica o secretário titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos.
Desenvolvido pelo Governo do Estado sob coordenação da Seplag, a plataforma foi organizada para cinco tipos de público-alvo: cidadão, empresa, servidor público, setor público e produtor rural. Para cada um deles os serviços foram classificados de acordo com o tema (exemplos: educação e meio ambiente).
E todo esse trabalho não é feito unicamente por uma pasta. Com o pensamento de integrar e aproximar cada vez mais os órgãos que compõe o poder Executivo local, o Governo de Alagoas tem capacitado seus técnicos para enriquecer ainda mais o Guia de Serviços. Um bom exemplo disso são as constantes capacitações ministradas pela equipe da Seplag.
"O Guia de Serviços é uma importante ferramenta para o cidadão alagoano encontrar tudo aquilo que ele precisa na forma de serviços públicos. Desde uma segunda via de conta d'água ou mesmo agendar uma visita a um órgão ou obra pública, o cidadão alagoano agora pode, de forma muito mais conectada, dialogar diretamente com a gestão pública e acessar o governo com muito mais facilidade e transparência", afirma o secretário titular de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana.
Informações
Na plataforma, já estão disponíveis informações referentes aos mais de 100 principais serviços governamentais, a exemplo dos procedimentos existentes para que os contribuintes tenham acesso ao parcelamento do IPVA, assim como, a retirada dos créditos obtidos pela Nota Fiscal Cidadã e informações sobre documentos de identidades e afins.
“A modernização das secretarias e dos demais órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado de Alagoas, com o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação também é uma das prioridades da atual gestão. O Guia só vem para fomentar ainda mais isso. É essencial que o Governo esteja integrado e que a população possa encarar essa plataforma como um caminho rápido para se obter o que lhe é de direito”, ressalta o titular da Seplag, Fabrício Marques Santos
Para ter acesso a plataforma, basta acessar o endereço eletrônico no www.servicos.al.gov.br e conferir os dados do portal. Além de consultar o Guia no computador, qualquer pessoa que tenha um celular com internet também poderá consultar as informações dos serviços com um simples toque.