Geral
Semds conclui serviço de poda em oito pontos de Maceió
A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) concluiu, nesta quarta-feira (29), o trabalho de poda de árvores realizado em oito pontos da capital. O serviço é programado, com agenda diária, e é feito após a avaliação de engenheiros agrônomos que compõe o quadro funcional do órgão. Eles analisam a estrutura da planta, se há infestação de formigas ou cupins no solo e no tronco, e determinam a forma em que as folhagens e galhos serão aparados. No caso do serviço iniciado ontem (28) e concluído hoje, não foi necessária a supressão, apenas poda, o que pode acontecer dependendo da situação da árvore.
De acordo com o diretor de sustentabilidade da Semds, Pablo Ângelo, os locais que receberam o serviço foram: Rua Prefeito Abdon Arroxelas, na Ponta Verde; Avenida Maceió, no Tabuleiro do Martins; dois pontos da Rua Antônio Faustino, no Dubeaux Leão; duas vias da Avenida Durval de Góes Monteiro; e na Rua Oldemburgo da Silva Paranhos, no Farol.
O serviço em áreas públicas é gratuito e é realizado após uma avaliação técnica. Já nas áreas privadas, a ação somente é feita após o pagamento de uma taxa de R$ 108,28 que custeia a avaliação realizada pelos agrônomos do órgão, profissionais responsável pela emissão da autorização que permite a execução do serviço.
O serviço pode ser solicitado pelos maceioenses por meio da abertura de um processo no órgão. A solicitação é feita por escrito em um documento disponibilizado na página da Prefeitura de Maceió com as seguintes informações: o motivo para a execução, o local onde será feito, contato do solicitante e se a árvore fica em área pública ou privada. O documento deve estar assinado pelo solicitante, constando a data da solicitação, devendo ser entregue no Plantão Fiscal da Secretaria.
Ao entregar o formulário, o cidadão que deseja realizar a poda ou supressão em áreas privadas pode se dirigir a qualquer agência bancária de sua preferência e, após o pagamento, retornar à Semds para protocolar o serviço. Depois da análise do local, os agrônomos informam ao requerente se o serviço será feito conforme solicitado ou indicam outra forma de solucionar o problema, como a poda emergencial, poda de equilíbrio ou poda de sustentação.