Geral
Confira novo calendário de vacinação contra a gripe
Em decisão conjunta, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e o Colegiado do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) decidiram alterar a estratégia da Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) em Maceió. A partir da próxima segunda-feira (17) até a quinta-feira (20) serão vacinados o segmento dos trabalhadores de saúde, já o restante do público-alvo deve iniciar a imunização a partir do dia 24. A estratégia foi adotada pelo Estado em decorrência do recebimento das vacinas por um sistema de cotas por parte do Ministério da Saúde. Lembrando que a ação se estenderá até o dia 26 de maio.
A dose da vacina estará disponível nas unidades de saúde do município – de segunda a sexta-feira, no horário normal de funcionamento – e em pontos fixos instalados no Maceió Shopping (Mangabeiras), Parque Shopping (Cruz das Almas) e Pátio Maceió (Benedito Bentes), estes com funcionamento das 10h às 21h. A campanha contará ainda com equipes volantes para a vacinação de pessoas acamadas e de profissionais em grandes instituições de ensino.
Público Alvo
A campanha, que tem como público-alvo, além dos profissionais de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas com até 45 dias pós parto e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (na faixa etária dos 3 aos 59 anos, mediante apresentação de comprovação médica), incluiu este ano os professores das redes pública e privada, que também deverão apresentar sua identificação). Além desses casos, a imunização também será feita junto à população privada de liberdade (reeducandos) e funcionários do Sistema Prisional.
Contra indicações
As únicas contraindicações da vacina são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.
Dia D
Definido para a intensificação e reforço da campanha, o Dia D de mobilização acontece no dia 13 de maio. Neste dia, a vacina deverá ficar disponibilizada, das 8h às 17h, nas unidades de saúde e em postos fixos, que serão instalados em locais estratégicos, de fácil acesso à população.