Geral
Serviços de Convivência estimulam fortalecimento de vínculos
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) possui atualmente 2.314 usuários que frequentam as 15 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e mais três núcleos que funcionam no CAIC Ufal, no Lar São Domingos e no Juvenópolis.
Os Serviços de Convivência são formados por grupos de usuários divididos em faixas etárias ou por gênero. Por exemplo, há grupos de crianças, adolescentes, idosos e de mulheres. A intenção é propiciar aos participantes a oportunidade de planejar e efetivar ações lúdicas e educativas que são desenvolvidas durante todo o ano para fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
As ações que são realizadas com os usuários do Serviço de Convivência são de cunho educativo e artístico-cultural. Por isso, profissionais de diversas áreas do conhecimento, como a psicologia, pedagogia, serviço social, educação física, artes cênicas e outras linguagens artísticas, a exemplo da música, integram a equipe multiprofissional dos Cras.
Quando há a necessidade de acompanhamento técnico das famílias por profissionais da psicologia, do direito ou do serviço social, os usuários são encaminhados para a rede socioassistencial para que não ocorra a violação de direitos ou para que haja a garantia de cumprimento da política de assistência social e das demais políticas públicas, como a educação e a saúde, por exemplo.
A Coordenação Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semas trabalha com um planejamento anual para dotar os equipamentos sociais de materiais e recursos que são utilizados nas palestras e oficinas desenvolvidas pelos educadores sociais, professores de artes cênicas, professores de música e professores de educação física.
Além de fornecer os instrumentos necessários para a realização das atividades nos grupos de convivência, a coordenação ainda realiza avaliações trimestrais com os educadores para socializar as experiências e promover a interação entre todos os Serviços de Convivência da Semas.
Em novembro de 2016 foi realizada a I Mostra Cultural dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semas no palco do Teatro Deodoro. A segunda edição da Mostra Cultural em 2017 já está sendo planejada.
A intenção da Mostra Cultural é propiciar a todos os usuários do serviço a oportunidade de fomentar, desenvolver e apresentar à sociedade os mais variados talentos nas áreas do teatro, da dança, da música, do canto coral e de performances artísticas que são desenvolvidas ao longo do ano nas oficinas por profissionais dessas áreas.