Geral

Servidores do Estado doam sangue em unidade móvel do Hemoal

Por Agência Alagoas 26/04/2017 10h10
Servidores do Estado doam sangue em unidade móvel do Hemoal

Uma simples atitude pode salvar muitas vidas. Foi com essa proposta que a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), promoveu na terça-feira (25) uma campanha de doação de sangue direcionada a servidores e à comunidade em geral. A ação ocorreu no endereço do órgão, no Centro de Maceió, durante todo o dia.
 
De acordo com a assistente social do Hemoal, Débora dos Anjos, as parcerias ajudam a aumentar o estoque de sangue do Hemocentro. “Nas campanhas que fazemos com órgãos públicos, privados, escolas e universidades, conseguimos captar e orientar um grande número de pessoas que acabam se tornando doadores fidelizados. Cada bolsa coletada numa ação como essa pode salvar até três vidas”, afirmou.
 
Antes da doação, os servidores foram submetidos a uma triagem hematológica e clínica para saberem se estavam em condições ou não para doar. Maria Gevan, assessora técnica de projetos da Seinfra, aproveitou a oportunidade para fazer uma boa ação.
 
“Muitas pessoas não têm a possibilidade de ir a uma unidade do Hemoal para fazer a doação. Então, com a vinda do serviço para o nosso trabalho, a gente tem a chance de doar e até convencer os colegas do setor a fazerem o mesmo. Muitas vezes, a correria diária impossibilita que a gente faça algo tão simples, mas que pode salvar muitas vidas. Por isso, aproveitei a oportunidade. E, acredite, não doeu nada", ressaltou a servidora.
 
A estudante de Direito Marília Torres estava passando pela Seinfra, viu a unidade móvel e decidiu fazer a doação. “Eu trabalhei muito tempo com pacientes que têm necessidade de transplantes. Então, entendo a importância das coletas de sangue, porque estamos doando vida, dando oportunidade de vida a outras pessoas. No fim, o sentimento é de satisfação por fazer o bem a alguém”, frisou.
 
Para solicitar a unidade móvel do Hemoal, os interessados devem entrar em contato com a equipe de Assistência Social do órgão, pelo do telefone 3315-2109, e atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo setor de captação.