Geral
Mais de 85 mil famílias ficam isentas da taxa de iluminação pública
Em março passado, 85.725 famílias maceioenses consumiram menos de 60 Kw de energia e ganharam a isenção da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip). Conforme os dados da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), 26,5% dos consumidores economizaram na conta no terceiro mês deste ano.
A taxa é menor do que a apresentada em fevereiro, em razão do forte calor dos primeiros meses do ano, segundo informou o gestor da Sima, Frederico Lins. “No verão aumenta o uso de ventiladores, geladeiras, e isso gera um consumo maior de energia”, explica.
A Cosip é o imposto que garante a iluminação de Maceió, bancando o custo de novas luminárias e a manutenção das mais de 70 mil já instaladas em toda a capital alagoana. Ela vem junto com a conta mensal de luz e os usuários que consomem menos de 60 Kw ganham a isenção da taxa.
O superintendente da Sima, Frederico Lins, destaca a importância dessa iniciativa para a população de baixa renda: “O desconto auxilia quem precisa e a Cosip garante uma Maceió iluminada. Hoje temos uma cidade totalmente diferente, iluminação de LED em várias vias, e resolvemos boa parte dessa demanda durante o primeiro governo do prefeito Rui Palmeira”.