Geral
Vai aproveitar a praia? Descarte seus resíduos em locais adequados
Além das lixeiras tradicionais, o cidadão que aproveita as belezas naturais da cidade pode contar com 100 coletores seletivos
A Prefeitura de Maceió conta com uma coleta de lixo domiciliar eficiente e constante, além dos mutirões e de outras importantes ações na área de limpeza urbana. E, nas praias não é diferente. Além das lixeiras tradicionais, o cidadão que aproveita as belezas naturais da cidade pode contar com 100 coletores seletivos.
Os coletores fazem parte do projeto Praia Viva, uma iniciativa pioneira da gestão municipal que tem melhorado o padrão de limpeza na região da orla e que contribui com o desenvolvimento sustentável na cidade. Os equipamentos estão instalados na faixa de areia da Cruz das Almas, Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.
As lixeiras foram adquiridas por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Braskem, e têm capacidade para até 70 litros de resíduos, separados nos coletores entre recicláveis e orgânicos, e estão fixadas na faixa de areia, em pontos estratégicos definidos pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), com uma distância de até 40 metros de uma para a outra.
Para o gestor da Slum, Davi Maia, a ação incentiva a prática da coleta seletiva e garante o ordenamento e a limpeza da região. “Nossas equipes estão todos os dias nas ruas, em todas as regiões de Maceió, mas precisamos contar com a colaboração da população. Se for à praia, não deixe seus resíduos na areia. Vamos evitar que esses materiais parem em nosso mar e prejudiquem nosso meio ambiente”, afirmou.
O projeto conta com parceiros como a Braskem, a Desenvolve e o Sebrae.