Geral
Quase 700 pessoas morreram no trânsito em 2016 em Alagoas, aponta Detran
![Quase 700 pessoas morreram no trânsito em 2016 em Alagoas, aponta Detran](https://jornaldealagoas.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/imagens/7721.jpg)
Quase 700 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Alagoas em 2016. Esse número foi divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) na manhã desta segunda-feira (8), durante lançamento da campanha Maio Amarelo, que busca reduzir o número de acidentes no estado.
Ainda segundo o Detran, mais de 21 mil pessoas foram vítimas de acidente de trânsito no ano passado. Pedestres, ciclistas ou motociclistas representam 60% do total dessas vítimas. Ao todo, foram 688 mortes, sendo 39% de condutores ou passageiros de motocicletas.
Em Arapiraca, houve um aumento de 6% de vítimas de acidente atendidas na Unidade do Agreste, em Arapiraca, de 2015 para 2016. Nesse mesmo período, houve uma redução de 15% de motociclistas atendidos no HGE.
Todos esses acidentes representaram um gasto de R$ 376 milhões para os cofres públicos. Apesar do alto número registrado no ano passado, o HGE registrou uma queda de 22% na quantidade de vítimas de acidentes de trânsito atendidas naquela unidade de saúde entre 2014 e 2016.
Foram 2.614 pessoas a menos. De acordo com o diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, o Maio Amarelo foi lançado para evitar que esses números cresçam. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas e fazer com que elas mudem a forma como se comportam no trânsito, determinante para a segurança no trânsito.
“A cor amarela simboliza o alerta, a atenção, e o que o Detran de Alagoas quer é que as pessoas se conscientizem, porque não adianta ter uma faixa de pedestres e as pessoas atravessarem fora dela, ou o condutor do veículo não a respeitar. Por isso a importância da conscientização”, afirma Gouveia.
Uma das ações realizadas para chamar a atenção da população para os cuidados no trânsito foi a instalação de grandes laços na cor amarela, símbolo da campanha, nas principais vias de Maceió.
Além desta, outros eventos, seminários e ações estão previstos para ocorrer durante todo o mês, em escolas, faculdades e lugares públicos. A programação ainda não foi divulgada.
“Essa é a década das ações de trânsito, e o Maio Amarelo vem justamente criar essa expectativa de mudança de comportamento. O laço simboliza essa expectativa, e a cor amarela é o alerta, que vem entre o verde – o permitido – e o vermelho, do proibido”, conclui o presidente do Dentran-AL.
A solenidade de lançamento do Meio Amarelo foi realizada no Palácio do Governo, no Centro de Maceió, e contou com a participação de várias autoridades do Poder Executivo.
![News title](http://jornaldealagoas.nyc3.digitaloceanspaces.com/assets/images/banner-300.png)