Geral
Árvore cai sobre estacionamento e bloqueia rua no centro de Maceió
Uma grande árvore caiu na Rua Ladislau Neto, conhecida como Rua das Árvores, no centro de Maceió, na manhã deste domingo (21). Chove forte na capital de Alagoas desde a madrugada e isso pode ter contribuído para o incidente.
A árvore ficou atravessada na rua, bloqueando o tráfego de veículos. Os galhos atingiram o muro e o portão de um estacionamento, que ficou parcialmente destruído.
De acordo com o dono do estabelecimento, Edvard Ataide, o estado da árvore já passava a impressão de que ela iria cair há muito tempo.
"Nós sempre pedimos ajuda à Defesa Civil. Essas árvores são antigas e estão rachando o chão. Tive um baita prejuízo com isso. Por sorte, foi no domingo, que o comércio é fechado", diz o empresário.
Segundo Ataíde, os comerciantes da região estão preocupados com as condições das árvores da rua. "Tem uma outra que está quase caindo, que levantou boa parte da calçada. Ela está escorada em outra árvore. Tenho medo porque o período de chuvas vai começar".
Como a rua ficou bloqueada, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) foram acionados para orientar aos motoristas que trafegam pela região que busquem outras alternativas.
"Já ligamos para a Defesa Civil para que eles venham aqui olhar a situação das árvores", disse a supervisora plantonista da SMTT, Mirne Lima.
Em contato com a reportagem do G1, o secretário-adjunto especial de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, disse que acionou uma empresa para retirar a árvore da via e também solicitou a avaliação das demais árvores da rua.
"Os agrônomos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável já foram chamados, eles vão fazer uma avaliação para saber a real situação das outras árvores. Esse estudo é feito periodicamente", disse Lemos.
O coordenador ainda lembrou que nos anos anteriores, foram feitas operações da secretaria e da Defesa Civil para poda de árvores na mesma rua. "Na avaliação do agrônomos, estava tudo certo, só foi necessário podar mesmo".