Geral
Seris amplia oferta de cursos profissionalizantes nos presídios
Mais do que força de vontade é imprescindível ter aptidão para ingressar no mercado de trabalho. No sistema prisional, a oferta de cursos profissionalizantes cresce cada vez mais, por meio das parceiras firmadas pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) com instituições de ensino. Nesta semana, duas novas capacitações foram ofertadas: Segurança e Higiene no Trabalho e Básico de Vestimenta.
Os cursos são resultado das parcerias da Seris com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Somente neste ano, mais de 20 cursos foram ofertados nos presídios de Alagoas, beneficiando mais de 250 reeducandos.
Números superiores aos do ano passado, que teve 12 cursos e 194 alunos. Ou seja, um aumento de 66% na oferta de vagas, com 30% de concluintes.
A supervisora de Educação da Seris, Genizete Tavares, lembra que o conhecimento ofertado no cárcere é fundamental para quem busca uma oportunidade para mudar de vida.
“Esses cursos propiciam uma formação técnica e social que favorece o retorno dos custodiados no âmbito familiar, social e profissional. Além disso, trata-se de uma grande oportunidade para se atualizar diante das tendências do mercado de trabalho”, finaliza, a supervisora.