Geral

Estudantes contam com o Governo para levar dados socioeconômicos à população

Por Agência Alagoas 26/05/2017 09h09
Estudantes contam com o Governo para levar dados socioeconômicos à população

Promover mais facilidade no acesso a dados relevantes para a população alagoana. Foi com esse intuito que estudantes de Sistema da Informação da Faculdade Estácio de Alagoas se reuniram nesta quinta-feira (25), com a equipe da superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
 
Cursando o oitavo período da faculdade, Jorge Miguel, Leonardo Rodrigues, Rafael Rocha e Wellington Gonçalves planejam fomentar a disponibilização de dados abertos governamentais dos municípios de Alagoas, por meio de um aplicativo para smartphones. O projeto, segundo eles, foi o passo inicial para o Trabalho de Conclusão de Curso do grupo, mas a expectativa é que a plataforma vá muito além disso.

“O intuito é dar mais acessibilidade aos dados governamentais referentes aos repasses do Governo Federal a cada município do Estado e, também, apresentar a evolução do Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e da Educação Básica (Ideb). Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais ligadas aos seus smartphones. Então é importante que a transparência nesses dados acompanhe isso e esteja disponível de forma facilitada”, explica Leonardo Rodrigues.
 
De acordo com o orientador do projeto, o professor Davy Baía, a Seplag tem sido referência no desenvolvimento de todo o projeto dos estudantes. Segundo ele, o Portal Alagoas em Dados, que reúne diversas informações socioeconômicas sobre o Estado, vem sendo umas das principais ferramentas utilizadas pelo grupo no desenvolvimento do aplicativo.
 
“Procuramos o auxílio da Seplag, porque temos acompanhado e nos surpreendido com a qualidade do serviço que vem sendo produzido pela Secretaria. Tivemos acesso a informações totalmente estruturadas e a uma equipe que se disponibilizou a nos auxiliar no que fosse preciso para alavancar esse projeto. A ideia é que seja um trabalho contínuo, porque a universidade tem o compromisso de fazer um serviço que se estenda à comunidade, e essa é a nossa forma de contribuir”, afirma o professor.

Para o superintendente da Sinc, Thiago Ávila, a parceria da pasta com os estudantes está totalmente ligada à importância da informação no desenvolvimento da sociedade.
 
“A parceria com a academia é fundamental para que a gente possa ampliar a disseminação e a popularização dos dados socioeconômicos e geoespaciais que a Seplag produz. Além disso, com esse tipo de trabalho, os dados cumprem seu papel de subsidiar pesquisas e trabalhos acadêmicos. É um conhecimento que se desenvolve e retorna para a própria comunidade em forma de melhorias”, afirma.