Geral
Maceioenses devem presentar no Dia dos Namorados
Em meio à crise, o Dia dos Namorados deverá proporcionar um fôlego aos lojistas e aquecer as vendas do comércio de Maceió. A pesquisa de Intenção de Compras para o dia 12 de junho, realizada pelo Instituto Fecomércio, aponta que 54,2% dos entrevistados pretendem presentear. Houve uma queda em torno de 5 p.p em relação a 2016. O levantamento mostra que os três itens mais procurados para presentear serão vestuário (38,2%), calçados (15,6%) e perfumaria/cosméticos (12,6%).
Para o Dia dos Namorados, 4% ainda não decidiram se irá presentear. Dos 45,4% dos entrevistados que afirmaram que não irão presentear no Dia dos Namorados, 50% disseram não ter a quem presentear, 16,5% afirmaram não ter costume de presentar, 11,6% comemoram de outra maneira, 9,8% não irão presentear por estarem desempregados, 8,9% estão endividados e 3,1% estão mais cautelosos.
Para 33,21% dos entrevistados que sinalizaram presentear no Dia dos Namorados, a compra ficará entre R$ 51 a R$ 100. Já 21,6% pretendem comprar até R$ 50. Outros 16,7% comprarão entre R$ 101 a R$ 150. Apenas 5,2% pretendem presentear acima de R$ 400.
Os locais de compras mais procurados devem ser os shoppings (58,4%); lojas do Centro de Maceió (26,4%); internet (5,9%) e lojas de rua/bairro/galeria (4,8%). A forma de pagamento preferida será à vista/dinheiro (42,4%); cartão de crédito parcelado (28%); cartão de crédito rotativo (13,6%) e à vista/cartão de débito (11,7%). As promoções continuam sendo o maior atrativo na hora de comprar para 22,5% dos entrevistados. Já 19,6% optam pelo preço. Outros motivos são considerados pelos consumidores, a exemplo de praticidade (17%); conforto (16,6%); proximidade (13,7%), entre outros.
Os entrevistados (67%) afirmaram pretender comemorar a data. A maioria (37,4%) optou por um almoço ou jantar em casa. Já 29,5% vão almoçar ou jantar em restaurantes. Outros (9,2%) vão preferir comemorar em hotel/motel, entre outras opções.
Perfil
A pesquisa aconteceu entre os dias 17 a 19 de maio. A técnica de coleta de dados foi a de entrevista pessoal individual aplicada com base em questionário estruturado desenvolvido pelo núcleo de pesquisa do Instituto Fecomércio composto por 11 perguntas fechadas (entre respostas múltiplas e únicas). O tamanho mínimo da amostra estimado foi determinado em 500 entrevistados da capital alagoana, em áreas de grande circulação. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 5%.
Do total de entrevistados, 56% são do sexo masculino e 44% do sexo feminino. Quanto à faixa etária, 39% possuem idade entre 25 e 34 anos. A maioria dos entrevistados recebem entre 2 e 5 salários mínimos (76%). O grau de escolaridade da maioria (55,6%) é o Ensino Médio.