Geral

Estudantes e empresários conhecem potencial de Gás Natural

Por Agência Alagoas 31/05/2017 10h10
Estudantes e empresários conhecem potencial de Gás Natural

Com o objetivo de apresentar as vantagens e disseminar a utilização de gás natural nos segmentos industriais e comerciais do estado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Algás realizaram, nesta terça-feira (30), o I Fórum Alagoano de Gás Natural, no município de Arapiraca.
 
Na programação, empresários e estudantes de Engenharia do Petróleo e Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Tiradentes (Unit) conheceram um pouco mais sobre os conceitos e aplicação do gás natural. 
 
"O Fórum funcionou como uma maneira de obter um pouco mais de conhecimento sobre um tema que não vemos muito durante a graduação. Apesar de se tratar de um mercado muito viável em Alagoas, o segmento de gás natural possui pouca base de estudo no Estado. Nesse sentido, eventos como esse nos estimulam a entender melhor sobre a aplicabilidade e as perspectivas desse mercado, que já é fonte de geração de emprego e renda para os alagoanos", destacou o aluno do 4° período de Engenharia do Petróleo na Ufal,  Slandey Vasconcelos.
 
Na ocasião, o diretor técnico da Algás, Flávio Barros, apresentou a obra Gasoduto Penedo-Arapiraca, destacando os benefícios da instalação do sistema. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, Ufal, Unit e Algás. 
 
Gasoduto Penedo-Arapiraca

Promovendo a interiorização do desenvolvimento econômico, as obras de implantação do gasoduto no Agreste seguem em ritmo acelerado, beneficiando a região com um combustível mais limpo, econômico e eficiente.
 
Com investimento de R$ 34 milhões, a obra possui 67 km de extensão e levará gás natural da estação de Penedo até a cidade de Arapiraca, atraindo novos investimentos e facilitando a instalação de indústrias na região. Atualmente, a implantação ocorre nos Trechos 3 e 4, no município de São Sebastião. 
 
Dos 67 km de obra total, foram entregues 34 km. A previsão é que a obra completa seja entregue no primeiro trimestre de 2018.