Geral

Coleta seletiva minimiza danos causados pela chuva

Por Ascom Slum 31/05/2017 14h02
Coleta seletiva minimiza danos causados pela chuva

Nos últimos dias, Maceió tem sido atingida por  fortes chuvas. A quantidade de lixo encontrada na rua chamou a atenção. Somente nesse período, a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) recolheu mais de mil toneladas de resíduos que, em sua maioria, poderiam ter sido reciclados, como garrafas PET, isopor e vidros.
 
Ainda de acordo com a portaria que estabelece as regras do procedimento, servidores impossibilitados de locomoção poderão solicitar, por meio de procurador, visita domiciliar de representante da Alagoas Previdência ou Seplag.
 

A coleta seletiva surge como uma alternativa a essa situação. O titular da Slum, Davi Maia, reforça a necessidade de uma parceria entre o poder público e a população. “Durante esses dias, vimos a quantidade de material que vai parar na praia, nos riachos e córregos. Materiais que são jogados pela janela do carro, do ônibus, enquanto se anda na rua. Um material que poderia ser reutilizado, reciclado, poderia virar renda para as cooperativas e economia para Maceió”, disse.

Para praticar a coleta seletiva é fácil: basta utilizar duas lixeiras. Separe o resíduo molhado do resíduo seco. O molhado é o que não pode ser reciclado, como restos de comidas, papel higiênico, guardanapos e folhas. Já o material seco é o que pode ser reciclado, como papelão, papéis, plásticos, metais e tecidos.

Coleta seletiva domiciliar

A Prefeitura assinou um convênio com quatro cooperativas de catadores de recicláveis para implantar a coleta seletiva domiciliar em Maceió. Inicialmente, a ação vai contemplar 16 mil residências em oito bairros da capital, mas o objetivo é ampliar para 60 mil nos próximos anos. A Cooplum, a Cooprel do Benedito Bentes, a Cooprel da Serraria e a Coopvila foram as contratadas.

Além da contratação, Maceió conta com os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) na Praça da Faculdade, na Avenida Paulo Holanda, em frente ao Hospital Universitário, e na orla de Pajuçara. Em breve, mais PEVs serão instalados.

Para saber mais sobre a coleta seletiva, o maceioense pode entrar em contato com a Slum pelo 0800 082 2600.