Geral
Descarte correto de lixo representa cuidado com a saúde
Descartar o lixo em local irregular, além de ser ilegal, é prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública. Maceió conta com ações diárias de limpeza urbana, como a coleta domiciliar, capinação, varrição e os mutirões de limpeza, que acontecem todo sábado. Mesmo assim, os pontos de lixo ainda são uma triste realidade. Essa prática acarreta em proliferação de bichos e na propagação de doenças, como febre tifoide, cólera, disenteria, leishmaniose e peste bubônica.
Além disso, o descarte irregular de resíduos pode obstruir canais e galerias, que ficam com a área de escoamento entupida e pode gerar alagamentos e enchentes em períodos chuvosos. A Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) tem uma programação de prevenção nesses locais para minimizar os danos.
Um dos caminhos para mudar essa realidade é a educação ambiental. A Slum conta com uma equipe que realiza ações para levar esse debate para a população. “É preciso que o cidadão entenda que esse é um trabalho em conjunto. A Prefeitura vai limpar, vai dar todas as condições, mas todos têm que colaborar”, disse Davi Maia, gestor da Slum.
Outro passo importante é a prática da reciclagem e do reuso. A Prefeitura está implantando a coleta seletiva, que atenderá, nesse primeiro momento, 16 mil residências nos bairros de Cruz das Almas, Pontal, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Benedito Bentes, Serraria, Antares e Jacarecica. Além disso, para praticar essa separação, os maceioenses também contam com três Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) na Praça da Faculdade, Avenida Paulo Holanda, em frente ao Hospital Universitário e na orla de Pajuçara.
“O que pedimos é a contribuição da população, que não descarte lixo em local irregular, coloque o resíduo na porta de casa no dia em que o caminhão for passar no seu bairro e pratique a coleta seletiva. Esse é o caminho para uma cidade sempre limpa”, disse Davi Maia.
Para conferir os dias de coleta nos bairros e evitar o descarte do lixo em locais inapropriados, a Slum disponibiliza na internet o cronograma semanal. Para acessar, basta clicar aqui.