Geral

Sob comando de Albuquerque, Secretaria avança em programas; Amigo Trabalhador depende de aval do governo

Por Edivaldo Júnior 25/06/2017 13h01
Sob comando de Albuquerque, Secretaria avança em programas; Amigo Trabalhador depende de aval do governo

Após quatro meses à frente da Secretaria do Trabalho, Arthur Albuquerque, tem conseguido avançar em ações e programas.

Entre as ações, segundo o secretário, está a melhoria do atendimento nos postos do Sine, a execução do programa Juventude Empreendedora e o atendimento a trabalhadores por meio do ônibus do Sine em seus locais de moradia.

Conversei com o secretário após registrar aqui reclamação de dirigentes da Fetag-AL (http://wp.me/p6TEFy-40B) acerca do atraso no programa Amigo Trabalhador.

O programa, como se sabe, assegura o pagamento de bolsa qualificação de R$ 520 para trabalhadores rurais durante a entressafra da cana. São contemplados apenas aqueles que fazem capacitação e que não tem direito ao seguro-desemprego.

Este ano, pelas estimativas da Fetag-AL cerca de 2 mil trabalhadores podem ser beneficiados com o programa. A Fetag, no entanto, reclama do atraso na sua execução e espera a autorização da Secretaria do Trabalho para iniciar o cadastro dos trabalhadores.

Arthur Albuquerque, informou, neste sábado (24) que ao assumir a Secretaria do Trabalho, em fevereiro deste ano, o Amigo Trabalhador estava “parado”. Ele lembra, inclusive, que o programa não foi executado no ano passado e foi executado parcialmente em 2015.

“Adotei todas as providências, assim como fizemos com outros programas, para sua reativação”, apontado.

Segundo Albuquerque, no final de abril, o processo para a reativação do programa foi enviado para o Gabinete Civil. Após a análise técnica e legal, o governo deve dar aval para o programa continuar.

“Ao contrário do que foi informado, ainda existe sim prazo para a execução do programa este ano”, aponta.

Arthur reforçou seu compromisso em dar maior celeridade as ações da Secretaria do Trabalho e Emprego: “tenho feio, ao lado da minha equipe, todos os esforços não só para ampliar e reativar programas existentes, mas também para lançar novos programas para atender o trabalhador. Alguns resultados já começam a aparecer, apesar do pouco tempo que estou a frente da Pasta”, aponta.

Providências

Albuquerque explica ainda que para viabilizar o programa a Secretaria fez licitação, para contratar a empresa que fará a capacitação, corrigindo falhas da gestão (governo) anterior.

“O projeto já está licitado e depois de todos os trâmites, o processo foi para o Gabinete Civil. Agora é preciso que o Governador Renan Filho avalie e veja se vai acontecer ou não”.