Geral

Seplag lança estudos socioeconômicos sobre o Estado

Por Agência Alagoas 27/06/2017 17h05
Seplag lança estudos socioeconômicos sobre o Estado

Estimular o uso da pesquisa como instrumento para o desenvolvimento de Alagoas. Foi com esse intuito que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) lançou, nesta terça-feira (27), durante mais uma edição do Café com Planejamento e Gestão, seis novos estudos que podem subsidiar o fomento de políticas públicas no Estado.
 
Realizados em uma parceria entre o Núcelo de Estudos e Projetos (NEP), vinculado à Seplag, e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), por meio do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas do Estado de Alagoas (PDPP), os novos estudos trazem como temas a Pecuária Leiteira em Alagoas, as Comunidades Indígenas de Alagoas, o Canal do Sertão, a Economia Solidária, Microfinanças e, ainda, a Diversificação Produtiva Como Alternativa Para a Área Canavieira de Alagoas.

De acordo com o professor e presidente da Fapeal, Fábio Guedes, os trabalhos representam uma forma de fazer com que a administração pública busque na pesquisa científica o embasamento necessário para pensar o futuro de Alagoas.
 
"Não podemos deixar de exaltar esses trabalhos inéditos desenvolvidos por uma equipe pequena, mas muito qualificada, que já vem produzindo material substancial e oferecendo pontos de partida para políticas públicas. Esse material dá um novo fôlego nessa caminhada. Todos os órgãos e setores precisam conhecer esse material para construirmos juntos uma nova Alagoas", afirma Fábio Guedes.
 
Segundo o titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, os trabalhos são importantes para que o Estado possa tomar conhecimento da realidade de algumas áreas de Alagoas e agir sobre elas, contando com o apoio de pesquisas que trazem dados de necessidades reais da sociedade.

“Temos procurado, cada vez mais, pensar a máquina pública e o Estado de uma forma inovadora, o contexto em que vivemos pede isso de todos os gestores. Esses estudos carregam em si a necessidade de estimularmos a pesquisa em Alagoas e de agirmos sob os nossos problemas com conhecimento científico, para que possamos solucioná-los de maneira eficaz e célere”, explica. 
 
Café com Planejamento
 
Além de contar com o lançamento dos estudos, o Café com Planejamento e Gestão trouxe ainda uma palestra ministrada por Fábio Guedes sobre as políticas de fomento à pesquisa e inovação no Estado. Na oportunidade, o presidente da Fapeal apresentou aos técnicos alagoanos um pouco do que o Estado vem realizando na área de inovação, ciência e tecnologia sob as diretrizes do governador Renan Filho.
 
Em breve, todos os estudos desenvolvidos pelo NEP estarão disponíveis no site da Seplag.