Geral

Governador recebe campeões de karatê no Palácio República dos Palmares

Renan Filho acredita que os caratecas já possuam índice para ingressar no Bolsa-Atleta, programa do Governo do Estado

Por Agência Alagoas 20/07/2017 09h09
Governador recebe campeões de karatê no Palácio República dos Palmares

O governador Renan Filho recebeu, na tarde de quarta-feira (19), no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, os caratecas Cristiano dos Santos, 36 anos, e Carlos Daniel, 16. Alagoanos de Roteiro, eles conquistaram quatro medalhas no Sul-Americano de Karatê disputado entre os dias 14 e 16 de julho, em Córdoba, na Argentina.
 
Renan Filho acredita que os caratecas já possuam índice para ingressar no Bolsa-Atleta, programa do Governo do Estado que concede o valor de um salário mínimo aos participantes. Por isso, ele determinou que sejam recebidos pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) para que a pasta avalie a possibilidade de contemplá-los.
 
“O Bolsa-Atleta é um programa voltado aos esportistas de alto rendimento que eu acredito seja o caso deles. Será uma satisfação para Estado poder colaborar com esses campeões”, afirmou Renan Filho.
 
Treinado pelo professor de caratê Leandro Miranda Vasconcelos Freitas, Cristiano dos Santos sagrou-se campeão em kumitê, luta entre dois oponentes, e vice-campeão em kata (combate imaginário). Já Carlos Daniel ficou com o vice-campeonato em kumitê e em terceiro lugar (kata).
 
“Não foi fácil. Só tenho a agradecer a prefeitura de Roteiro. Foi difícil, mas conseguimos trazer uma medalha, uma não, quatro: duas de prata, um de ouro e uma de bronze. Agora é estar firme e forte, treinar para estarmos prontos para o mundial na Europa e o Brasileiro, em São Paulo”, disse Cristiano.

Eles fazem parte do Projeto Karatê em Roteiro (PKR), criado e executado há três anos pelo município. O prefeito Wladimir Chaves de Brito acompanhou os caratecas na visita ao governador. Ele explicou que o projeto buscar inserir os estudantes na prática de atividades físicas e culturais no contraturno, que incluem o karatê, a capoeira, o judô, o balé e o hip-hop.

 

“Esse resultado, a gente tinha no coração de tê-lo. A gente sabia como eles vinham treinando e os resultados que vinham alcançando no Norte-Nordeste, nos Brasileiros que vinham participando e trouxeram medalhas”, disse o prefeito.