Geral
Renan Calheiros se compromete em ajudar CPLA na abertura da UBL
O projeto de abertura da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) ganhou o reforço importante do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Em visita à Cooperativa, na última segunda-feira, 24, o Senador se colocou à disposição dos pequenos produtores de leite para pleitear junto aos Ministérios e governo do Estado recursos para colocar a Indústria em funcionamento.
O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, fez uma rápida apresentação da atual situação do ciclo leiteiro de produção agrícola familiar, destacando a falta de alternativa de escoamento da produção e mercado instável para o pequeno produtor. Aldemar também evidenciou a viabilidade da abertura de UBL como “âncora” para o setor, podendo triplicar a renda dos pequenos produtores dentro de três anos.
O senador Renan prometeu se mobilizar pela abertura da UBL no Senado e junto a Bancada Federal. “Tivemos um vazio muito grande da atividade no Sertão, o que tornou a produção incipiente. Mas Alagoas já é exemplo nacional, do ponto de vista genético, e vamos trabalhar essa questão junto aos Ministérios, além de dialogar com governo do Estado para que a cadeia leiteira consiga sua autonomia, por meio da Cooperativa, num futuro rápido”, declarou Renan aos cooperados da CPLA.
“Vejo isso com grande importância para que o projeto consiga cumprir seu papel do ponto de vista da indústria, social e na inclusão produtiva”, complementou.
O encontro com dirigentes e produtores da CPLA também foi prestigiado pelo deputado federal Givaldo Carimbão (PHS-AL), um dos autores de emendas que destinaram recursos via Codevasf ao projeto da CPLA. Ele lamentou a baixa na Bacia Leiteira nos últimos anos, mas renovou seu compromisso com a abertura imediata da UBL.
“A cadeia foi dizimada pela seca prolongada no Nordeste e a Indústria da CPLA é uma grande alternativa também por isso. Conseguimos os equipamentos e agora vamos estruturá-la, numa ação conjunta com o governador Renan Filho e senador Ranan Calheiros, mirando a abertura definitiva da fábrica”, pontuou. Carimbão destinou cerca de R$ 30 milhões para aquisição de equipamentos de alta tecnologia.
Esperança renovada
Com um mix de produção de bebidas lácteas, queijos, iogurtes, suplementos derivados do leite e com a primeira fábrica de leite em pó do Nordeste, a UBL da CPLA segue em fase de montagem dos equipamentos. A ideia é colocar a planta em operação logo após a readequação do prédio e finalização da lagoa de decantação. O projeto prevê o beneficiamento de 100 mil litros de leite por dia.
Até lá, contando, agora, com o empenho do senador Renan Calheiros, a CPLA e seus produtores seguirão se mobilizando junto ao governo para que a fábrica entre em operação no primeiro semestre de 2018, segundo o presidente da Cooperativa, Aldemar Monteiro.
“A abertura definitiva da UBL representa a dignidade do homem do campo,a política de preço mínimo, o estoque seguro do leite e o saber vender na hora certa. Sem contar, que a UBL terá a força necessária para estruturar os elos do pequeno produtor e a cadeia. São quase 4 mil produtores sonhando com a abertura da UBL”, apontou.
