Geral

Qualificação garante oportunidades no mercado de trabalho

Por Ascom Semec 29/07/2017 16h04
Qualificação garante oportunidades no mercado de trabalho

Capacitar e oportunizar a entrada no mercado de trabalho para os cidadãos maceioenses. Esse é um dos compromissos da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Por meio do Programa Mulheres Mãos à Obra, realizado no segundo semestre de 2016, mais de mais 450 mulheres foram beneficiadas com capacitação nas áreas de gastronomia, turismo e construção civil. A iniciativa é realizada pela Semtabes em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania.

Com o certificado em mãos, as alunas conseguiram oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Sandriana Helena Santos da Silva, que mora em Cruz das Almas, foi uma das alunas. “Minha irmã me disse que tinha o curso e eu disse que ia. Com muito sacrifício, eu consegui fazer. A instrutora ensinou bastante. Com o curso, eu pude aprender ainda mais. Eu já trabalhava em um hotel e hoje estou com meu certificado em mãos para receber minha promoção no trabalho”, explicou ela, que participou do curso de garçonete.

O objetivo principal foi de inserir no mercado de trabalho mulheres do Litoral Norte de Maceió, região com potencial econômico crescente na capital. No total, foram ofertadas 18 turmas, entre cursos de informática, recepcionista, camareira, auxiliar de cozinha, garçonete, bartender, pizzaiola, pintora, encanadora, aplicadora de revestimento de cerâmica e eletricista.

“A qualificação proporciona uma nova oportunidade na vida dessas mulheres. Logo após o término do curso, muitas conseguiram uma vaga no mercado de trabalho. Outras, como é o caso da Sandriana, tiveram a oportunidade de mostrar o que aprenderam no projeto e cresceram dentro do seu ambiente de trabalho”, colocou o diretor de Apoio ao Empreendedorismo, Dário Magalhães.

O projeto contou também com a parceria do Banco Cidadão, que executou as capacitações, e do Ministério do Trabalho e Emprego.