Geral
No primeiro semestre de 2017 barco-escola do IMA atende 31 grupos sociais
O “Navegando Com o Meio Ambiente”, nome dado ao projeto, realiza um trabalho voltado especialmente para a comunidade escolar, mas, não exclui outros tipos de participantes
Há oito anos o barco-escola do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) vem realizando um trabalho educacional junto a diversos setores da comunidade. Em 2017, até o momento, participaram do Barco 21 escolas, quatro instituições de ensino superior, além de seis organizações sociais distintas. Um total de 11 municípios atendidos.
Nessa terça-feira (15) o barco-escola esteve com os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora Mãe do Povo, do município de Tanque D’Arca.
O “Navegando Com o Meio Ambiente”, nome dado ao projeto e que conta com o apoio da Braskem, realiza um trabalho voltado, especialmente, para a comunidade escolar, mas, não exclui outros tipos de entidades que queiram participar. A intenção é disseminar a educação ambiental, mostrando aos participantes a realidade do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita.
À bordo do catamarã a população tem a oportunidade de ver a situação da laguna de perto. As belezas da região contrastam com o assoreamento, poluição, desmatamento dos mangues e despejo de esgoto, alguns dos problemas que essa região enfrenta há tempos. Durante o passeio, que na verdade é uma aula de campo à céu aberto, as crianças, especialmente, podem observar também o dano causado pela falta de cuidado com o meio ambiente.
A coordenadora do barco-escola, Elisa Liberal – a frente do projeto desde setembro de 2016, explica a que “Quando recebemos os alunos no barco escola percebemos que eles realmente ficam chocados com o tamanho e o que a poluição causa não só para a Laguna, mas para o meio ambiente em geral. A intenção de todas as ações da gerência de educação ambiental é essa, plantar essa sementinha neles, fazer com que eles pensem duas vezes antes de jogar novamente um papelzinho no chão”, diz.
Elisa comenta que a intenção de um projeto educacional como o barco-escola é atingir principalmente a comunidade escolar, para que eles, que possuem um grande potencial para desenvolver novos hábitos de preservação do meio ambiente, repassem isso para sua comunidade: “queremos que eles sejam multiplicadores, que chamem a atenção dos seus amigos e parentes quando os virem fazendo algo contra o meio ambiente”, conclui.
A escola, instituição de ensino superior ou organização social que tiver interesse em participar do Barco Escola do IMA deve comparecer à sede do órgão, localizado no bairro do Mutange,e solicitar o agendamento, que é feito mediante solicitação formal com ofício pela instituição interessada. Mais informações podem ser obtidas através do número 98833-3840.