Geral
Secretaria continua a entrega de kits a vítimas das chuvas
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) continua com a entrega do kit assistencial às famílias vítimas das chuvas. Nesta sexta-feira (25), a comunidade do Bom Parto recebeu itens de dormitório, limpeza e higiene que serão distribuídos para mais de 160 famílias. Os itens foram adquiridos com recursos da Prefeitura de Maceió e do Governo Federal. A distribuição é feita com base nos cadastros da Defesa Civil Municipal, cujos técnicos verificaram a perda total ou parcial do imóvel por conta das chuvas. Ao todo, são 40 comunidades assistidas
“As ações da Assistência Social para as famílias vítimas das chuvas em Maceió são realizadas em parceria com outros órgãos e secretarias municipais, bem como as associações de moradores das respectivas comunidades. Além da entrega dos kits que amenizam o sofrimento das famílias, muitas delas perderam não só móveis, roupas, mas a própria residência. Por isso, a Semas também concede o auxílio-moradia para quem perdeu o imóvel e as famílias são inseridas no cadastro da habitação da Prefeitura”, diz a gestora da Semas, Celiany Rocha.
No Bom Parto, uma das beneficiárias foi a cuidadora de idosos Roseane Costa Barros, que mora na comunidade com o esposo. “O Kit chegou na hora certa, já que perdi quase tudo dentro de casa depois das chuvas que alagaram a rua que eu moro. Mas graças a Deus só tive perda material como móveis e roupas”, diz Roseane.
Outra moradora que recebeu o kit assistencial foi a dona de casa Rita de Cássia que está desempregada e mora com a filha de 17 anos. “É muito bom receber o kit porque ajuda a amenizar o nosso sofrimento”, diz Rita de Cássia.
O presidente da Associação Comunitária e Beneficente dos Moradores do Bairro do Bom Parto, Fernando Lima, reconhece a importância do trabalho realizado pela Prefeitura de Maceió, através da Defesa Civil e da Semas, para as famílias em vulnerabilidade social. “A Defesa Civil e a Assistência Social foram fundamentais na prestação de serviços para a comunidade, desde a prevenção, acompanhamento até a assistência realizada às famílias vítimas das chuvas no Bom Parto”, diz Fernando.
A entrega do kit assistencial para as famílias do Bom Parto será realizada em duas etapas. A próxima ação está agendada para acontecer na semana nesta próxima semana. Os beneficiários que não puderam comparecer nos dois dias de entrega dos itens devem procurar o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), que fica na Avenida Amazonas, 90, Prado (em frente à Praça da Faculdade). Só recebe o kit assistencial o responsável familiar que é titular do auxílio-moradia.