Geral
Prefeitura incentiva economia solidária em Maceió
Semtabes realiza feiras itinerantes e disponibiliza espaços para exposição dos grupos
A Prefeitura de Maceió, por meio Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), vem fomentando a geração de renda para diversos profissionais de corte e costura, artesanato, reciclagem e produtos alimentícios em grupos de economia solidária.
É uma oportunidade de enriquecer, também, a cultura local, já que os grupos trabalham na criação e comercialização de bonecas de pano, fuxico, panos de prato, toalhas personalizadas e artigos de decoração. Já no segmento alimentício, é possível encontrar comidas regionais, biscoitos de aveia e linhaça e de batata doce, além de alimentos naturais.
Na Semtabes, ao todo, são 47 grupos ativos e cerca de 230 profissionais beneficiados com a geração de renda própria. Os grupos comercializam atualmente na loja do Shopping Pátio (no Benedito Bentes), na exposição no Maceió Shopping (na Mangabeiras) e na loja da economia no Mercado do Jaraguá, além de feiras itinerantes da economia solidária na capital alagoana.
Além de possibilitar espaços para comercialização dos produtos, a Semtabes, por meio da Diretoria de Economia Solidária, realiza acompanhamento dos grupos, aperfeiçoando as produções de cada um.
A política de trabalho dos grupos se dá através da cooperação e partilha das vendas realizadas, ao invés da individualização do comércio. Cada grupo possui sua dinâmica de trabalho, no entanto, tudo é preparado de forma que todos possam participar, decidindo em conjunto, de forma igualitária.
Para quem tem interesse em trabalhar com economia solidária, ainda há tempo. O cadastro está aberto até o fim do ano e o registro pode ser realizado individualmente ou em grupo, com mínimo de cinco pessoas. O cadastro individual remaneja o profissional para outros grupos conforme a especialidade. A Semtabes funciona de segunda a sexta feira, das 08 às 14 horas.