Geral

Unidades de conservação ganham comissão de Revisão de Planos de Manejo

Atualmente Alagoas possui nove Unidades de Conservação

Por Agência Alagoas 02/10/2017 14h02
Unidades de conservação ganham comissão de Revisão de Planos de Manejo

Uma comissão em prol das Unidades de Conservação (UCs) de Alagoas foi criada para atender as demandas de elaboração e manutenção de planos de manejo e gestão. A Comissão de Revisão dos Planos de Manejo de Unidades de Conservação Estaduais de Alagoas, que é coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), irá aproximar o Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) junto às UCs, especialmente as que ainda não possuem um plano de manejo.
 
Atualmente Alagoas possui nove Unidades de Conservação. Desse total, apenas duas possuem plano de manejo, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe e a APA de Santa Rita, estando a APA do Catolé e Fernão Velho em processo de elaboração dos estudos técnicos necessários para a criação do seu plano.
 
Uma primeira reunião da Comissão foi realizada, na última sexta-feira (29), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A ação buscou proceder a um apanhado geral das informações a respeito da abrangência das áreas protegidas no Estado para que fosse possível definir uma agenda de reuniões com temas diversos envolvendo a gestão das UCs.
 
Além do IMA/AL, o grupo é composto, ainda, pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e AmbientaL (ABES), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Biota de Conservação, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (SindJornal), OAB e Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).
 
Nesse primeiro encontro, o geógrafo e consultor do IMA, Alex Nazário, conduziu o andamento da reunião fazendo um apanhado geral das UCs de Alagoas, suas abrangências por bioma e as categorias e tipologias existentes.
 
Segundo Alex a Comissão terá um papel fundamental para auxiliar na agilidade dos processos de elaboração dos planos de manejos das UCs Estaduais. Para ele o grupo irá “tentar ver quais os mecanismos podem ser feitos para que o Estado possa viabilizar os planos de manejo das UCs que ainda não possui”, explica.
 
Isso porque o desenvolvimento de um plano de manejo requer estudos feitos por uma equipe multidisciplinar, que demanda recursos que o viabilizem.
 
A próxima reunião foi agendada para o dia 24/10 na sede da OAB, onde serão tratados temas como diagnóstico básico de cada UC estadual e as proibições e restrições de cada uma. Devem ser convidados os gestores de cada UC estadual, visando a interação com os técnicos que conhecem a realidade de cada unidade.
 
Plano de Manejo
 
O plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social.
 
Ele estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da UC, seu entorno e, quando for o caso, os corredores ecológicos a ela associados, podendo também incluir a implantação de estruturas físicas dentro da UC, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais.