Geral
Concurso de redação: premiação acontece nesta segunda-feira (13) na Esmal
Participaram desta edição do certame as turmas do 9º ano de dez escolas da rede pública de ensino
A premiação do concurso de redação promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) será realizada nesta segunda-feira (13), a partir das 9h, no auditório da instituição. Na solenidade, os estudantes contemplados ganharão mochilas e kits escolares. E os autores dos dois melhores textos, sendo um da rede estadual e um da municipal, receberão o prêmio principal, que inclui um Tablet.
O projeto é organizado pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Participaram da competição as turmas do 9° ano do Ensino Fundamental das dez escolas públicas, sendo cinco do Estado e cinco do Município.
Em sua quinta edição, o certame teve como tema a mediação de conflitos e a promoção da paz. Os alunos produziram textos dissertativos sobre combate ao bullying e à violência na escola, prevenção e combate ao uso de drogas, direitos e deveres do cidadão, combate à violência doméstica e à exploração sexual, entre outros temas abordados no decorrer do ano, pelo PCJE, durante as palestras e eventos realizados nas instituições.
“Procuramos levar o conteúdo de forma diversificada, através de ações como o Cine Esmal e as visitas ao Lar São Vicente de Paulo, ao Parque Municipal e a Biblioteca Estadual Graciliano Ramos. As crianças tiveram a chance de aprender sobre seus direitos e deveres de várias formas, e não apenas através de palestras. Tenho certeza de que todas as experiências contribuíram de uma forma inovadora para todos”, disse a servidora do PCJE Ana Valéria Moura Pitta.
Como parte da programação, o Coral da Escola Estadual Princesa Isabel e os estudantes das escolas estaduais Mota Trigueiros e Edmilson Pontes farão apresentações artísticas no dia do evento.
A Escola da Magistratura está localizada na Rua Cônego Machado, nº 1.061, no bairro do Farol, em Maceió. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (82) 2126-5371.