Geral

Hospital do Açúcar participa de Especialização em Segurança do Paciente realizada pela FioCruz

Por Assessoria 17/11/2017 08h08
Hospital do Açúcar participa de Especialização em Segurança do Paciente realizada pela FioCruz

Nesta quinta-feira (16), mais um passo foi dado pelo setor de enfermagem do Hospital do Açúcar para prestar um atendimento destaque a seu público. Em uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, colaboradores da instituição finalizaram seus trabalhos no curso de Especialização em Segurança do Paciente. Esse, voltado para os hospitais que são conveniados a rede de urgência e emergência do estado.

Desde junho de 2016, Marcele Perdigão – Gerente de Enfermagem, Andréia Vasconcelos – Coordenadora de Enfermagem, Vanessa Neves – Coordenadora do Centro Cirúrgico e Vanessa Teixeira – Coordenadora da UTI Coronária, participam de uma formação que utiliza da teoria e da prática para aprimorar os serviços prestados nas áreas de assistência e segurança dos pacientes no âmbito hospitalar.

“Os aprendizados passados durante o curso visaram às práticas necessárias para evitar eventos adversos e danos aos pacientes durante as internações, que vai da possível troca de medicamentos, até um óbito. Um tema de grande importância para somar positivamente a experiência dos profissionais de saúde”, explicar Marcele Perdigão.

A especialização também tornará possível o funcionamento efetivo do Núcleo de Segurança do Paciente, que já existe no Hospital do Açúcar desde 2015.

“Existem normas e portarias que são definidas pelo Ministério da Saúde e pela ANVISA para a implantação deste núcleo nas instituições de saúde. Ao longo do curso, também foram explorados os protocolos necessários para o começo das atividades dessa área que a partir de agora irá somar no fortalecimento da assistência e segurança do paciente no Hospital do Açúcar”, ressalta a Gerente de Enfermagem.

Reta Final

Para a comprovação do bom desempenho da instituição no curso, é necessário que os profissionais participantes desenvolvam um trabalho de conclusão que comprove as competências dos seus aprendizados adquiridos durante a especialização.

A pesquisa desenvolvida pela equipe do Hospital do Açúcar abordou o “Protocolo de Úlcera por Pressão”. “Criamos estratégias para o desenvolvimento das técnicas desse protocolo na instituição, já que o problema trabalhado é um dos eventos adversos mais comuns nas internações prolongadas. A participação nessa formação nos trouxe a responsabilidade de perpassar todo o conhecimento para a equipe multiprofissional como um todo. Uma vez de que criamos e colocamos em prática esses protocolos, estamos envolvendo todos os colaboradores na busca de mudanças de algumas culturas no Hospital, visando um atendimento de qualidade e seguro para nossos pacientes”, finaliza Perdigão.   

Em Alagoas, outras cinco instituições participaram da especialização além do Hospital do Açúcar. São elas, Hospital Sanatório, Hospital Chama – Arapiraca, Unidade de Pronto Entendimento de Coruripe, Unidade de Pronto Atendimento de Viçosa e Unidade de Emergência de Arapiraca.