Geral

Governo de Alagoas dá lição de cidadania no Sertão e beneficia mais de 45 mil pessoas

Por Agência Alagoas 28/11/2017 08h08
Governo de Alagoas dá lição de cidadania no Sertão e beneficia mais de 45 mil pessoas

Com a missão de levar cidadania ao maior número de pessoas, centenas de servidores públicos estaduais saíram de seus gabinetes e foram para o interior, com destino ao Alto Sertão.

Os municípios de Piranhas, Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi e Olho D’Água do Casado foram beneficiados com ações de saúde, assistência social, segurança, infraestrutura, inclusão social, entre outras áreas, totalizando mais de 45 mil atendimentos, um recorde.

A Secretaria de Estado do Gabinete Civil é responsável pela realização do Governo Presente e, neste evento, contabilizou junto ao Núcleo de Estatística da Perícia Oficial de Alagoas, números que superam as edições anteriores.

Nos municípios de Delmiro Gouveia, Mata Grande e Piranhas, mais de 4.169 cidadãos tiveram sua cidadania garantida com a emissão de documentos de identificação pessoal, de forma totalmente gratuita. Em relação à edição anterior do Governo Presente, o número representa um aumento de 145%.

Além de documentos de identidade, foram emitidos 665 CPFs em Delmiro Gouveia, 841 em Piranhas e 1.056 em Mata Grande. A maior parte de atendimentos foi destinada a crianças e adolescentes da rede pública de educação, que, graças à emissão dos documentos, terão acesso à matrícula escolar no próximo ano.

Durante o Governo Presente foi realizado um grande trabalho na infraestrutura do Alto Sertão, que garantiu a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos na região: 38 quilômetros de rodovia foram completamente recuperados e outros 26 tiveram ordens de serviço assinadas pelo governador Renan Filho.

Foram inaugurados também os 10 quilômetros da AL-145, que ligam Água Branca ao entroncamento da BR-423, no povoado de Maria Bode. Além disso, foram assinadas ordens de serviço para pavimentação de vias urbanas no distrito de Piau, em Piranhas, e no centro da cidade. As obras lançadas no Governo Presente, por meio do Programa Pró-Estrada, superam os R$ 50 milhões.

O Governo Presente também levou prevenção e saúde para os sertanejos. Consultas com cardiologistas, ortopedistas, dermatologistas e ginecologistas foram disponibilizadas gratuitamente à população, além de exames, orientações e outros atendimentos, totalizando 26.500 pessoas atendidas.

As ações que abrangem a primeira infância incluíram números de atendimentos que surpreenderam. Foram aproximadamente 9 mil, entre serviços que envolveram as secretarias da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Mulher e Direitos Humanos, Controladoria e Cultura.

Em Delmiro Gouveia, Renan Filho anunciou o lançamento do processo de licitação para a construção do Hospital Regional do Alto Sertão, que atenderá os cidadãos da região e evitará deslocamento à capital para os cuidados essenciais com a saúde. A obra está orçada em R$ 35 milhões e contará com 123 leitos.