Geral
Socioeducandos prestigiam maior festival de teatro de bonecos da América Latina
Vinte e sete adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Masculina Kerygma, localizada em Maceió, tiveram a oportunidade de prestigiar, nesta quarta-feira (29), o maior festival de teatro de bonecos da América Latina, o Sesi Bonecos do Mundo.
Os socioeducandos assistiram ao espetáculo Cadê meu herói?, da Cia. Sobrevento, de São Paulo, no Teatro Deodoro, acompanhados de estudantes de escolas públicas e técnicos da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
“O teatro de bonecos faz o jovem entrar em contato com a sensibilidade e acessar suas emoções. Isso é de fundamental importância no trabalho de socioeducação. Sem falar da interação e do encantamento que o universo teatral proporciona em cada um nós”, destacou Cássia Moreno, gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese.
Para o adolescente A.S., de 16 anos, o momento ficará marcado para sempre em sua memória. “O espetáculo fala sobre amor e liberdade. É isso que buscamos. Ir ao teatro é bom, porque conhecemos outros mundos”, afirmou o jovem que também participa de atividades culturais na Unidade de Internação.
A iniciativa faz parte da mudança de paradigmas do sistema socioeducativo alagoano implantada pela Seprev, que vem apresentando novos caminhos aos socioeducandos, por meio da educação, do esporte e da cultura.
O festival vai até o domingo (3) com a participação de diversas companhias brasileiras e internacionais. As apresentações acontecem no Teatro Deodoro e no Estacionamento do Jaraguá. Os ingressos são gratuitos.