Geral
Marca britânica faz anúncio com agasalho racista e causa polêmica
Foto traz menino negro com agasalho: "O macaco mais bacana da selva"

Um anúncio de roupa infantil colocou a marca britânica H&M no centro de uma polêmica contra o racismo na internet nesta segunda-feira (8).
O catálogo online da loja trazia a foto de um menino negro, vestindo um agasalho verde de capuz com a inscrição "Coolest monkey in the jungle" ("O macaco mais bacana da selva").
Dezenas de internautas se manifestaram contra o anúncio, inclusive o cantor The Weeknd, que já fez diversas campanhas para a H&M.
Em seu perfil no Twitter, o artista criticou a foto e afirmou que não irá mais trabalhar com a marca:
— Acordei esta manhã chocado e envergonhado por esta foto. Estou profundamente ofendido e não irei mais trabalhar com a H&M
A H&M divulgou uma nota afirmando que retirou a imagem do catálogo online e de todos os canais de comunicação, e pediu desculpas "a qualquer pessoa que possa ter se ofendido pelo conteúdo".
Outras fotos do catálogo traziam crianças brancas usando agasalhos com estampas de animais e mensagens inofensivas.
O astro do basquete norte-americano LeBron James também se manifestou nas redes sociais. Em seu perfil no Instagram, ele publicou uma montagem com uma coroa na cabeça do menino e outra no agasalho. Na legenda, ele destacou a luta dos afroamericanos:
— @HM, vocês não nos entendem! E não vamos aceitar! Chega de vocês e mais do que eu vejo quando olho para esta foto! Eu vejo um Jovem Rei!! O dono do mundo, uma força intocável que não pode ser contida! Nós como afroamericanos sempre teremos de quebrar barreiras, provas que as pessoas estão erradas e trabalhar ainda mais duro pra provar que fazemos parte, mas adivinha só, isso é o que nós amamos, porque os benefícios no fim da jornada são tão lindos!!!
