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Guia de Serviços completa um ano com informações seguras aos alagoanos

Por Agência Alagoas 31/01/2018 15h03
Guia de Serviços completa um ano com informações seguras aos alagoanos

Há um ano, o Governo de Alagoas anunciou a criação do Guia de Serviços do Estado, plataforma que tem como intuito fornecer informações seguras sobre os serviços públicos aos alagoanos. E, desde então, muita coisa aconteceu para que a ferramenta contribuísse, de fato, para a melhoria da máquina pública local.

 

Para se ter uma noção da força-tarefa, somente neste período, dados sobre mais de 600 serviços do Governo foram cadastrados no site e estão disponíveis para consulta. Ao todo, mais de 30 instituições – entre secretarias, entidades e órgãos – se juntaram para realizar o cadastro das informações na rede.

 

“O intuito do Guia é justamente acabar com a duplicidade de informações na internet no que se refere à prestação de serviço pelo Governo e oferecer um canal confiável e atualizado, onde o cidadão pode sanar suas dúvidas antes de ir ao órgão em questão”, explica o secretário titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos.

 

E é justamente com a missão de promover mais praticidade à vida do alagoano que, aos poucos, o Guia tem sido reconhecido. É tanto que o projeto já foi reconhecido em premiações importantes, a exemplo do Concurso de Ações Inovadoras, promovido pelo Governo de Alagoas, além de participações em eventos nacionais, como o X Congresso Consad de Gestão Pública 2017, realizado em Brasília.

 

“É um projeto que está crescendo e mudando a realidade do serviço público local. É importante dar segurança ao cidadão no momento em que ele vai consultar algum tipo de dado necessário para a realização de um serviço”, explica o secretário executivo de Planejamento e Gestão da Seplag, Tadeu Barros.

 

Com o Guia, o acesso a informações sobre os serviços de Governo mais utilizados pela população se torna bem mais confiável. Além de funcionar como um catálogo de consulta, que possui dados como taxas, documentos necessários, modelo de prestação (online ou presencial) e endereços dos órgãos responsáveis pelos serviços, a plataforma é atualizada sistematicamente.

 

Ainda de acordo com os dados advindos da plataforma, o serviço que mais vem tendo acessos é o da 2ª Via de Carteira Nacional de Habilitação. Depois dele, a população alagoana tem procurado mais informações sobre a emissão de contracheque, realizada pela Seplag, e sobre a 2ª via da fatura da conta de água, emitida pela Casal.

 

Próximos passos

 

“É claro que o primeiro ano é sempre de ajustes e reconhecimento de campo. Mudar uma realidade, aplicando novas metodologias e criando uma cultura de consulta, é algo que requer esforço. Muito já foi conquistado num primeiro momento, mas temos trabalhado com afinco e em conjunto com toda a equipe de governo para melhorar e aprimorar, ainda mais, o Guia de Serviços.  Em 2018 poderemos aprimorar muitas coisas na ferramenta”, salienta Fabrício Marques Santos.

 

Recentemente, para melhorar a consulta e segurança nas informações cadastradas, o Governo criou um comitê gestor com integrantes da Seplag, Controladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).

 

Acesso

 

Para acessar o Guia e consultar a lista completa de serviços disponibilizados por outras instituições do Estado basta entrar no endereço eletrônico www.servicos.al.gov.br. O usuário também poderá acessá-lo por meio dos smartphones e tablets.