Geral

Crianças em tratamento oncológico comemoram a Páscoa no Hospital do Açúcar

Por Assessoria 28/03/2018 15h03
Crianças em tratamento oncológico comemoram a Páscoa no Hospital do Açúcar

A celebração da Páscoa chegou mais cedo para as crianças em tratamento no serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital do Açúcar. Em ação festiva, nesta quarta-feira,28, os “pequenos guerreirinhos”  comemoraram a páscoa  com direito  à bastante chocolate, caracterização com orelhinha de coelho e brincadeiras.

Em um momento lúdico, de descontração, cerca de 15 crianças deixaram de lado a rotina de administração de medicamentos e caíram na descontração de brincadeiras, danças e atividades de pinturas facial e manual. Para incrementar a festa, a sede da Oncologia recebeu os pequenos e seus familiares com uma decoração temática. A festividade foi  promovida com a colaboração de instituições voluntárias e doações de colaboradores.

“A acolhida no cotidiano e também nas ações sociais tem gerado uma impacto positivo entre as famílias e tem somado ao tratamento. Essa proposta de  trabalhar as datas comemorativas de forma lúdica faz parte do  nosso objetivo de promover um momento de distração onde a crianças possam  abstrair um pouco da rotina de tratamento”,  declarou a assistente social Aline Morais, integrante da equipe que acompanha as atividades na Oncologia Pediátrica.

A positividade do ambiente e alegria das crianças  durante toda festa  chamou atenção da  Karoline Alves, que iniciou o tratamento de sua filha, Helloá, também nesta quarta-feira,28. “Apesar do choque e o abalo inicial, vir aqui me deu mais tranquilidade. Vendo a natureza tranquila dessas crianças, meu coração se encheu de esperança. Isso será importante para nós”, observou.

Já dona Edna Barros, que há quase dois anos  frequenta a Oncologia com o pequeno Victor, de 5 anos, diz ter colhido  resultados concretos. “Essas atividades  intervém positivamente no bem estar do meu filho após as  sessões de quimioterapia. Além disso a gente também encontra uma palavra amiga e passa a enxergar de forma positiva esse ambiente”, revelou a mãe.

Assim como a reflexão no período da Páscoa sobre a renovação da vida e fé, segundo a assistente social Aline Morais, a festividade na Oncologia, também procurou refletir junto às famílias. “As famílias também encontram esse apoio emocional conosco. Apoveitamos a oportunidade para desmistificar o ambiente de tratamento para imbuir a chance de renovação da vida pela fé e a doçura da infância”, completou.

Atualmente a Oncologia Pediátrica possui um quadro de tratamento com 34 crianças em rotina de atendimento de duas vezes  por semana. No cenário de acompanhamento semestral,  com crianças que já finalizaram o tratamento, o número  sobre para 84.

“Infelizmente o número de recebimento de casos com diagnósticos fechados tem crescido e se tornado preocupante. É uma realidade que tem reforçado nossos ideais por um atendimento completo e humanizado também no tratamento socioafetivo dessas crianças e seu contexto familiar”, completou Aline.