Geral

Renan Filho suspende vacinação contra Covid-19 para jovens de 12 a 17 anos

O Ministério da Saúde emitiu nota nessa quarta-feira (15) voltando atrás na recomendação dos imunizantes para a faixa etária

Por Redação 16/09/2021 13h01 - Atualizado em 16/09/2021 13h01
Renan Filho suspende vacinação contra Covid-19 para jovens de 12 a 17 anos
Governador de Alagoas, Renan Filho (MDB-AL) - Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde (MS) publicou uma nota nessa quarta-feira (15) deixando de recomendar a vacinação para jovens de 12 a 17 anos sem comorbidades. O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB-AL), usou as redes sociais para anunciar a suspensão 'imediata' da imunização desse público.

"Anuncio a suspensão IMEDIATA da vacinação a adolescentes de 12 a 17 anos em Alagoas, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.", declarou o governador.

De acordo com a nota emitida pelo MS, a vacinação deve ficar restrita a adolescentes com comorbidades, deficiências permanentes e que estejam privados de liberdade.

A decisão do MS foi tomada devido ao aumento de relatos sobre falta de vacinas no país, em especial para a segunda dose. País também está em meio a debates sobre a aplicação da terceira dose de reforço nos idosos.

Além disso, o recuo é o segundo na semana: na quarta-feira, após o ministro Marcelo Queiroga dizer que há "excesso de vacinas", o governo voltou atrás e manteve o intervalo de 12 semanas para a segunda dose da vacina AstraZeneca. A previsão era reduzir para 8 semanas neste mês.

Apesar da recomendação do MS, que argumenta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades, imunizantes são aplicados em jovens em outros países.

O próprio Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que participa das decisões sobre os rumos do Plano Nacional de Imunizações, divulgou nota na quarta afirmando que a "vacinação de todos os adolescentes é segura e será necessária".