Geral
Em uma hora, choveu em Maceió mais de 60% do volume esperado para todo o mês de fevereiro
Raios, trovões e uma grande quantidade de água atingiram Maceió no final de Domingo
A noite do último domingo (20) foi de muita chuva em um curto período de tempo em Maceió. Os dados da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) mostram que em pouco mais de uma hora, a capital alagoana registrou 38,2mm de chuvas, mais da metade do que era esperado para todo o mês de fevereiro.
De acordo com os dados da Sala de Alerta, para todo este mês era esperado uma média de 60 mm de chuvas. O coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho, explicou a formação deste volume de água em Maceió. “A chuva que ocorreu no último domingo na Região Metropolitana de Maceió é uma típica chuva de verão, que acontece devido ao forte calor e a umidade próxima à costa de Alagoas. Esses fatores foram determinantes para o grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo, associado a raios e rajadas de vento”, explicou.
Estragos
O grande volume de chuvas num curto período de tempo provocou estragos em toda a capital alagoana. Uma cratera foi aberta em rua pública no bairro do Jacintinho. Já os bairros da parte baixa da cidade sofreram com alagamentos, que inundaram inclusive casas e pontos comerciais (veja vídeos).
Para se ter uma ideia, no município de Petropólis, no Rio de Janeiro, atingido por uma grande chuva no último dia 15, causando a morte de mais de 170 pessoas, choveu 270mm em 24 horas.
Meteorologia não previu?
Devido à formação dessas nuvens serem rápidas e em curto espaço de tempo, a previsão consegue ter conhecimento apenas poucos minutos antes de serem formadas, devido a sua velocidade de formação.
Ainda segundo Pinho, há previsão de chuva para os próximos dias na capital, mas em um volume muito menor ao ocorrido no último domingo. Com a possibilidade de chuva intercalando com períodos de tempo seco nas primeiras horas do dia e durante a noite.